quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sérgio Avelleda assumirá cargo no Metrô do Rio de Janeiro


Por Diego Silva

O ex-presidente do Metrô de São Paulo e da CPTM, Sérgio Henrique Passos Avelleda, foi convidado para assumir a diretoria de planejamento e expansão do Metrô do Rio de Janeiro. A notícia foi divulgada na última semana por canais de mídia de grande circulação. Grande empreendedor, Avelleda retornará ao ramo de transportes públicos após tentar êxito no setor ferroviários de carga.

Formado em Direito pela PUC de Campinas e pós-graduado em MBA executivo pela INSPER, presidiu a CPTM de 2007 a 2010. Nesse período, Avelleda fez várias intervenções na companhia, que deram um novo fôlego no transporte de passageiros de São Paulo. Antes de assumir a CPTM, Avelleda era funcionário executivo do Metrô de São Paulo. Ao assumir a presidência da companhia de trens, encontrou uma empresa em desenvolvimento, ainda com certos desafios a serem cumpridos, mas enfrentou todos. Durante esse período de sua administração, podemos citar grandes e efetivas melhorias, sendo algumas delas:

- Modernização de trens de diversas linhas; Construção de novas estações; Aquisição de 48 novos trens de última geração; Unificação do Centro de Controle Operacional; Programa Usuário Amigo; Ciclovia do Rio Pinheiros; Nova identificação visual da CPTM; Aproximação com o usuário; SMS-Denúncia; Expresso Turístico; Ciclista Cidadão; Câmeras de vigilância em todas as estações; Implantação de câmeras à bordo dos trens; Padronização da frota para oito carros/trem; Cobertura total de grande parte das estações; Redução significativa do intervalo entre trens; Programa Dirigente de Plantão; Acessibilidade; Atuação com redes sociais (abertura de sugestões e críticas, espaço posteriormente fechado com a troca de presidência)

Após um trabalho reconhecido na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, Avelleda foi convidado pelo atual governador Geraldo Alckmin para retornar ao Metrô de São Paulo, agora como diretor presidente. Ciente do desafio e já conhecedor da instituição, Avelleda retornou às origens e administrou a Companhia do Metropolitano de São Paulo por alguns meses. Dentre os muitos feitos, podemos citar:

- Entrega da primeira fase da Linha 4-Amarela; Entrega dos primeiros cinco trens modernizados para a população usuária das linhas 1-Azul e 3-Vermelha; Aquisição dos 26 novos trens da Linha 5-Lilás; Início das obras de construção do Monotrilho da Linha 15-Prata; SMS-Denúncia; Maior segurança; Identificação dos trens para melhor atuação em situações de emergência; Atuação com redes sociais (abertura de sugestões e críticas, atuação em problemas centrais e visitas técnicas/institucionais).

De uma humildade sem precedentes, Sérgio Avelleda é um profissional de caráter. Sabe trabalhar sem atacar inimigos, sabe agir sem precisar derrubar ninguém. Dono de um carisma sem igual, terá sucesso similar ao que teve em São Paulo agora nesse novo desafio. Além de empreendedor (deu início à muitos projetos de sucesso tanto na CPTM quanto no Metrô-SP, como o SMS-Denúncia, o Expresso Turístico e a aproximação do Metrô com as redes sociais), terá boa comunicação com seus novos companheiros de trabalho. Que tenha uma boa sorte nessa nova jornada e que tenha muito sucesso, colhendo bons frutos!

Um comentário:

tonshelby disse...

Boa sorte para ele e que faça um ótimo trabalho por lá,seria interessante ele poder trabalhar na Supervia e com sua experiência poder ajudar a solucionar alguns problemas que os cariocas enfrentam diariamente.

Postar um comentário

Seguidores