segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Blog visita as obras da estação Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás


Por Diego Silva

Na última sexta-feira (dia 15), a convite da Companhia do Metropolitano de São Paulo, realizei visita na obra de construção da futura estação Adolfo Pinheiro, acompanhado de mais de uma dezena de admiradores e blogueiros que tratam do tema 'Transporte Público' em redes sociais e páginas particulares. O blog 'Metrô em Foco', no ar desde 27.03.2011, já faz parte do rol de páginas que atuam demonstrando o funcionamento e as notícias referentes ao transporte público paulistano e, como tal, recebeu convite para o evento.


Inicialmente, tivemos uma breve palestra com o sr. Jelson, responsável do Metrô pela obra desta estação. Com seus 27 anos de Companhia e uma autoridade e conhecimento que poucos possuem, nos apresentou todo o plano de extensão da Linha 5-Lilás, entre Largo Treze e Chácara Klabin. Todas as novas estações terão um padrão diferenciado em sua construção. Serão construídas 'redomas' de vidro como acessos, dando um aspecto moderno e prático, algo que é característico no Metrô de São Paulo. Na imagem acima, é possível notar um corte frontal de como será a estação Adolfo Pinheiro, que será entregue ainda neste ano de 2013. Depois de conhecer todo o projeto, todas as estações e planos, além do funcionamento do Shield (também conhecido como 'Tatuzão'), recebemos os kits de EPI (equipamentos de proteção individual) e descemos para a obra, a fim de conhecer como está sendo construída a mais nova estação do Metrô-SP.


Ao entrar na estação, foi possível perceber que grande parte da obra civil está de fato pronta. O Metrô havia anunciado dias atrás que 87% da construção estava finalizada e, de fato, está tudo bem adiantado. Em contrapartida, vem a parte mais complicada: o acabamento. Aí entram detalhes, instalações e coisas mais que vão dar a verdadeira identidade da nova estação. Observei bem cada detalhe da obra e é perceptível que ainda existe muito a se fazer, principalmente no fator via permanente. As bases que sustentarão os trilhos ainda não estão concluídas até Largo Treze, ou seja, o túnel já está todo escavado, porém, ainda falta concretar, preparar a passarela de emergência e realizar algumas instalações. Mas a obra em si está bem adiantada, onde todos acreditamos que será mesmo entregue até o final desse ano.


Deixamos aqui o nosso agradecimento às equipes do Metrô, que se mobilizaram e conseguiram mais esta visita para o pessoal das redes sociais. Desde o princípio, a Companhia acreditou em nosso potencial, ouvindo nossas sugestões e principalmente, aplicando-as nas operações do dia-a-dia. Uma parceria que ganha mais força a cada dia, que é um verdadeiro exemplo de incentivo e de colaboração mútua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores