quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Edital da Linha 6-Laranja será lançado esse mês


Fonte: Revista Ferroviária

O Governo do Estado de São Paulo lançará neste mês os editais para as obras de três linhas ferroviárias: Linha 13-Jade, Linha 6-Laranja e VLT da Baixada Santista.  A primeira licitação lançada será a da Linha 13-Jade, prevista para esta quinta-feira (06/12). O trem de Cumbica terá 11,5 quilômetros ligando o Brás ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. A primeira fase será entre a estação Engenheiro Goulart, na Linha 12-Safira, e o aeroporto. Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, será um trem comum, como os demais da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e está sendo avaliada a destinação de carros para bagagem.  

Já o edital da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo está previsto para ser lançado em 18 de dezembro. A linha será em regime de Parceria Público-Privada (PPP) e já está com os projetos funcional e básico prontos. A nova linha terá 34,1 quilômetros ligando a Bandeirantes, na Zona Oeste, a Cidade Líder, na Zona Leste.

A outra licitação que será lançada neste mês é das obras do primeiro trecho do VLT da Baixada Santista, entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto, em Santos. A data do lançamento ainda não foi divulgada pelo governo paulista.  O projeto também será em regime de PPP. Os 22 VLTs já foram licitados e serão fornecidos pelo consórcio Tremvia, composto por T´Trans e Vossloh. 

Outros dois projetos em regime de PPP devem ser licitados no ano que vem.  O monotrilho da Linha 18-Bronze, conhecido como monotrilho do ABC (Tamanduateí – Alvarenga), está previsto para ter o edital lançado em abril. Já a Linha 20-Rosa, ligando a Lapa à Moema, deve ser licitada no segundo semestre de 2013.

Um comentário:

Jose Rodrigues disse...

E o ramal de Vila nova cachoeirinha, já não se fala mais nada???

Postar um comentário

Seguidores