quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Frio e calor dentro dos carros são as principais queixas recebidas pelo SMS-Denúncia do Metrô


Fonte: Instituto de Engenharia


O ar condicionado frio demais e a falta de ventilação nos vagões do metrô são a segunda maior queixa feita neste ano pelo SMS-Denúncia, serviço que recebe reclamações dos passageiros por meio de mensagens de celular. No ano passado, as queixas em relação à temperatura nos trens não estavam entre as três primeiras. 
O comércio irregular figura no topo das reclamações. Em terceiro, está o comportamento inadequado (colocar os pés no banco, fumar nas estações, bagunça etc.). 

O Metrô não informou o total de mensagens recebidas para cada tipo de queixa. Disse apenas que foram 59.489 entre janeiro e outubro deste ano --54,08% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 17.120 queixas, 27,8% a mais que no mesmo período de 2011. 

A professora Cristiane Gameiro Gobbete, 33, afirma que a pior parte de andar nos trens é a falta de ventilação nas composições mais antigas. "É muito quente, principalmente no horário de pico." 

CPTM 
Para os usuários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o principal problema é a poluição sonora. Entre janeiro e outubro, o serviço recebeu 3.085 queixas de música alta e barulho -21,5% das reclamações. 
Em seguida estão a presença de vendedores ambulantes (14,8%) e o comportamento inadequado (14,5%). 

MAIS VIGILÂNCIA 
O Metrô afirma que os torpedos ajudam a ampliar a vigilância sobre o sistema e a inibir a prática de delitos. 
Em relação à temperatura nos vagões, a empresa informou que não haveria tempo hábil para falar com responsáveis pela área técnica --a reportagem procurou a companhia às 18h de ontem. 

A CPTM diz que os agentes de segurança são treinados para abordar os infratores. 
O número do SMS-Denúncia é 0/xx/11/9-7333-2252. É preciso descrever as características do infrator, a estação (ou a que o trem chegará) e o número do vagão. As queixas são sigilosas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores