segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Denúncias aumentam 50% no Metrô


Fonte: Diário de São Paulo

O serviço SMS-Denúncia registrou aumento de 50% no Metrô, segundo último balanço divulgado pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos. Foram 36.185 mensagens de janeiro a outubro de 2012, contra 18.312 no mesmo período do ano passado. A principal reclamação foi o comércio irregular, seguido por comportamento inadequado de usuários (como sentar no chão do trem, pôr os pés nos bancos e não dar preferência a mulheres e idosos) e presença de pedintes.

Na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), foram oficializadas entre janeiro e outubro 17.120 denúncias. O número subiu 27,8% em comparação ao mesmo período de 2011. Iniciativa pioneira tanto no Metrô como na CPTM, o projeto foi implantado em 2008 e já recebeu mais de 50 mil mensagens via celular com reclamações de passageiros.

As duas empresas de transporte sobre trilhos pedem que os passageiros utilizem o celular para que as equipes de segurança possam fazer a verificação. As denúncias auxiliam na análise das ocorrências e na  prevenção para reduzir a incidência dos problemas.

Denunciante não precisa se identificar
Para fazer a denúncia os passageiros devem colocar na mensagem o máximo de informações possíveis, como em qual linha está, o número do vagão, qual sentido segue e a próxima parada. Além disso, é importante informar a infração cometida e as características do autor (físicas e roupas). Tanto na CPTM como no Metrô não é preciso se identificar.

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