quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Metrô SP lança edital para inspeção de linhas


Fonte: Revista Ferroviária

O Metrô está com edital aberto para contratar serviço de inspeção das linhas com o uso de ultrassom. O equipamento é similar ao de exames de diagnósticos utilizados principalmente por gestantes. No momento, o Metrô está contratando este tipo de serviço porque não dispõe de veículo de inspeção ultrassônica dinâmica. 

Com o uso deste equipamento, o Metrô irá verificar os defeitos internos de 137 km de extensão de vias das Linhas 1 Azul, 2 Verde, 3 Vermelha e 5 Lilás. Se a qualidade dos trilhos não for diagnosticada de forma precisa, podem surgir trincas e rachaduras capazes de interferir na circulação dos trens. A identificação apontada pela inspeção ultrassônica permite que a equipe de manutenção se antecipe e realize as substituições necessárias dos trilhos e soldas defeituosos.

A manutenção preventiva nos trilhos por meio de ultrassom acontece no Metrô desde o início da década de 90. Essa forma de manutenção também é utilizada em metrôs de todo o mundo, sendo aplicada com diferentes graus de complexidade.

A principal diferença entre os dois tipos de ultrassom é que o veicular somente detecta a descontinuidade nos trilhos, enquanto que a inspeção ultrassônica manual identifica com detalhamento os trilhos e permite uma tomada de decisão mais precisa por parte da equipe de manutenção. Em ambos os equipamentos é emitido um relatório sobre as condições da via analisada.

Inspeção dos trilhos
Para definir se um trilho deve ou não ser trocado, a equipe de manutenção realiza um acompanhamento detalhado de suas condições. Todas as noites, inspetores de equipamentos de via caminham por quilômetros para checar, com auxílio de instrumentação apropriada, como o ultrassom, se algum trilho apresenta deformidades ou desgastes. 

Quando as equipes verificam que os trilhos estão com ondulações é realizada uma usinagem por meio do trem esmerilhador para adequar o trilho aos padrões originais e se o desgaste estiver próximo dos limites máximos especificados, eles são substituídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores