sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Metrô completa 38 anos de operação comercial

Estação Vila Mariana: o início de uma história de sucesso

Por Diego Silva

Hoje, o Metrô de São Paulo completa 38 anos de operação comercial. Em 14 de setembro de 1974, era dado início à circulação dos trens no pequeno trecho que ligava as estações Jabaquara e Vila Mariana, com aproximadamente 6,5 km. O trecho funcionava apenas de segunda à sexta-feira, das 09h as 13h. De lá para cá, o Metrô virou sinônimo de transporte rápido e seguro. Já são cinco linhas (uma delas sendo operada pela iniciativa privada), cerca de 150 trens em operação, 74,6 km de linhas e quase 4,5 milhões de passageiros todos os dias.

Bilhete comercializado no primeiro dia de operação do Metrô
Com metas ousadas e pioneiro no Brasil, o Metrô de São Paulo já planeja multiplicar a rede nos próximos anos. Em obras, nada menos que quatro linhas simultâneas, que irão oferecer mais transporte para a população paulista. E mais: o Metrô irá quebrar os limites de São Paulo e irá para o ABC paulista e para Guarulhos, com suas novas linhas, em breve. Nossos parabéns para todos que participaram desde o início da construção até os dias de hoje, contribuindo com idéias, com sacrifício e garra, para manter o Metrô sempre funcionando com um alto nível de excelência. Essa é uma pequena e singela homenagem do blog 'Metrô em Foco', para cada um dos metroviários.

Diego Silva é Tecnólogo em Logística, formado pela Universidade Nove de Julho. Editor de dois blogs que falam sobre transporte público na grande metrópole paulistana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores