quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ViaQuatro quer bicicletas longe das estações


Fonte: O Estado de São Paulo

Quem na última semana precisou parar a bicicleta nos arredores das Estações Paulista e Faria Lima, na Linha 4-Amarela do Metrô, enfrentou um problema inusitado. Nos postes logo na frente das entradas foram afixadas placas proibindo o estacionamento. "Proibido estacionar bicicletas neste local. Sujeito a apreensão do veículo", diz o aviso, colocado pela ViaQuatro, concessionária que administra a linha.

A medida causou polêmica nas redes sociais e provocou a reação de cliclistas. "O Metrô tem por tradição cuidar do entorno das estações de forma rígida. A melhor opção não é proibir, mas oferecer uma alternativa para que o ciclista não precise usar o poste", afirmou Thiago Benicchio, diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo.

As duas estações com as placas não têm bicicletários nem paraciclos. "Quando vi, me perguntei: eles são donos do poste? A calçada é de quem? É uma medida muito preguiçosa", disse a educadora e ciclista Evelyn Araripe, de 27 anos.

Duas regras municipais, a Lei 14.266/07 e a 13.995/05, obrigam os locais com grande afluxo de pessoas a instalar bicicletários. Ainda de acordo com as normas, a construção de bicicletários deve ser prioritária em regiões próximas de estações de metrô, trens e corredores de ônibus. Apesar de promulgadas, as leis não foram regulamentadas.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que realizaria uma vistoria nos locais citados. Procurada, a ViaQuatro afirmou que já havia retirado as placas. A empresa foi questionada sobre a construção de bicicletários nas estações em questão, mas não respondeu à pergunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores