quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Metrô SP licita projetos das linhas 16, 19 e 20


Fonte: Revista Ferroviária

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô SP) divulgou, na sexta-feira, 03/08, a abertura das concorrências internacionais para a elaboração dos projetos funcionais para as futuras linhas 16-Cinza, 19-Celeste e 20-Rosa.

Os interessados deverão entregar as propostas até os dias: 18 de setembro de 2012 - Linha 20-Rosa; 20 de setembro de 2012 - Linha 19-Celeste; e 21 de setembro de 2012 - Linha 16-Cinza.

A Linha 16-Cinza do Metrô SP está planejada para ter 8 km de extensão e 10 estações, ligando a estação Lapa à futura estação Cachoeirinha, passando pelos bairros de Nossa Senhora do Ó, Vila Dionísia e Jardim Primavera, todos na Zona Norte.

Já a Linha 19-Celeste terá 25,9 km, com 23 estações e vai ligar a futura estação CECAP, em Guarulhos, a estação Água Espraiada, na Zona Sul, onde fará conexão com a Linha 5-Lilás.

Por fim, a Linha 20-Rosa ligará a futura estação Lapa, na Zona Oeste, a estação Moema, na Zona Sul, onde fará integração com a Linha 5-Lilás do Metrô, passando pela futura estação de Juscelino Kubistcheck Linha 19-Celeste, e estação Faria Lima da Linha 4-Amarela. Ao todo a linha terá 12,3 km de extensão e 13 estações.

As três licitações serão do tipo “técnica e preço”, onde serão avaliados os melhores projetos técnicos e o menor preço.

Um comentário:

Marcos disse...

A Linha 16, se tivesse seu início no Mandaqui e Bancários, passando pela Cachoeirinha e Lapa e seguindo até Vila Madalena, colocaria boa parte da Zona Norte e Oeste em contato direto com a região da Paulista sem a passagem obrigatória pelo centro velho da cidade. Usuários da Região de Jundiaí/Caieiras e de Itapevi/Osasco seriam também grandemente beneficiados. Parece uma linha muito simples de ser construída, pois necessita de construção abaixo da superfície somente nos extremos (Mandaqui/Bancários e Lapa/Vila Madalena) pelo relevo muito acidentado (e de trânsito muito difícil para ônibus e automóveis).

Postar um comentário

Seguidores