domingo, 22 de julho de 2012

A polêmica dos banheiros nas estações do Metrô

Metrô conta com poucos banheiros em sua rede
Por Diego Silva

Um dos assuntos mais comentados pelos usuários do Metrô de São Paulo é a ausência de banheiros públicos nas estações. Quem está acostumado a frequentar o sistema diariamente, sabe que não vai encontrar um toalete com muita facilidade. A questão é simples: as viagens de metrô são relativamente curtas, se comparadas às viagens de trem.

Em reunião ocorrida há dois meses, entre blogueiros e administração do Metrô, esse foi um dos assuntos em pauta. O diretor de operações do Metrô, Mário Fioratti, explicou para nós que desde a concepção do Metrô, nos idos anos 1970, não havia qualquer plano de inserir banheiros nas estações. Caso fossem inseridos, isso aconteceria em estações de maior movimento (como terminais ou estações com integração à terminais rodoviários).

Alguns estudos feitos pela Companhia, recentemente atualizados, mostram que os usuários não passam muito tempo à bordo dos trens do Metrô. Automaticamente, não faz sentido construir banheiros por esta questão. Somente em 2010, a STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) determinou que banheiros públicos fossem incluídos nas áreas pagas das novas estações.

Ainda segundo o diretor, existem estudos em andamento por parte da Gerência de Operações para instalação de banheiros públicos em toda a rede de Metrô. Fioratti não garantiu exatamente um prazo fixado para isso, mas acredita que, se tudo der certo, até o fim de 2014, toda a rede do Metrô poderá contar com os sanitários na área paga das estações. Lembrando que, em situação de emergência, idosos, gestantes e crianças podem solicitar à um empregado do Metrô a utilização dos banheiros internos.

Um comentário:

ALEXANDRO disse...

Vale ressaltar que uma pessoa pode ficar dentro do ônibus por exemplo durante 1 hora, daí é importante na integração com o metrô ter um banheiro! No jabaquara , santana , paraíso , barra funda não precisa pagar! Já na estação tamanduateí precisa pagar! Tomara que tudo dê certo! e em 2014 todas estações tenham banheiro!

Postar um comentário

Seguidores