quinta-feira, 14 de junho de 2012

Reforma de 98 trens do Metrô está avançada

Reforma das composições Mafersa é a mais atrasada dos quatro lotes
Por Diego Silva

A reforma de 98 composições que compõem a frota das linhas 1-Azul e 3-Vermelha do Metrô está bastante avançada. Já são 18 composições reformadas entregues.

O plano de modernização da frota foi apresentado no início de 2010. Em novembro do mesmo ano, a primeira composição modernizada (301, hoje K01) seguiu para as oficinas da MPE, em Três Rios (RJ). Em seguida, a segunda composição modernizada (307, hoje K07) também foi para o Rio de Janeiro. Ambos os trens foram entregues juntos, em meados de 2011.

301, primeiro trem modernizado do Metrô de São Paulo
Como é de praxe, a reforma dos primeiros trens é mais demorada, pois é necessária uma completa análise de toda a composição, seus equipamentos e sistemas. Depois que os primeiros trens são entregues, normalmente o seguintes costumam voltar da modenização em prazos menores. E assim está sendo com a frota das linhas 1 e 3. Na lista abaixo, podemos ver todos os trens que já estão entregues após a reforma:

Frota I
Lote 1 - Consórcio Siemens/Alstom
Trens entregues: I15 (em operação), I12 (em operação), I19 (em operação), I22 (em testes)

Lote 2 - Consórcio BTT (Bombardier, Tejofran e Temoinsa)
Trens entregues: J31 (em operação), J45 (em operação), J43 (em operação), J48 (em testes)

Lote 3 - Consórcio MTTrens (MPE, Tejofran e T'Trans)
Trens entregues: K01 (em operação), K07 (em operação), K24 (em operação), K22 (em operação), K10 (em testes), K11 (em testes), K14 (em testes).

Lote 4 - Consórcio Alstom/IESA
Trens entregues: L26 (em operação), L27 (em operação), L36 (em testes).

O Metrô espera que, até o fim de 2013, todos os 98 trens já estejam reformados e em plena operação. Vale lembrar que as frotas já estão com mais de 30 anos de uso, e esta reforma vem para dar uma sobrevida de, pelo menos, mais 20 anos aos trens. Além disso, quinze novas composições irão chegar em breve, dando ainda mais reforço para a frota do Metrô, que atualmente conta com 150 trens, todos operacionais.

Frota J: Para muitos, a composição que ficou mais bonita após modernização
Curta o blog Metrô em Foco no Facebook: http://www.facebook.com/metrosp.emfoco

2 comentários:

alexandrov disse...

é tanta letra, que ver daqui a algum futuro vamos ter os trens começando pela letra x,y,z daí quero ver como será a nova nomeação...

Bruno C. disse...

Muitos devem saber, mas fica a curiosidade. Não há a frota B, pois foi incorporada à A. Os trens são extremamente semelhantes, diferenças pouco notáveis, como o local da chave de serviço. O frota C e D ainda diferenciam-se mais.

Postar um comentário

Seguidores