sexta-feira, 8 de junho de 2012

Metrô realiza realocações de frota e Linha 3 é favorecida

Alstom Milenio foi o primeiro a ser realocado para a Linha 3
Por Diego Silva

Caros leitores, o Metrô tem realizado algumas realocações de frota para tentar amenizar parte do desconforto que ocorre na Linha 3-Vermelha. Esse assunto tem sido visto com bons olhos por parte das pessoas que acompanham o movimento dos trens, mas há quem seja mais conservador e prefira tudo em seu devido lugar. 

O que acontece: a companhia tem em seus planos manter a Linha 3-Vermelha operando com trens dotados de ar-condicionado. Isso iria melhorar em partes o conforto dos usuários, que se espremem diariamente em 42 trens nos horários de pico. Desses trens, grande parte deles são os antigos trens fabricados pela Cobrasma (Frota C) e pela Mafersa (Frota D), com ventilação forçada, que estão seguindo para modernização. Algumas unidades modernizadas estão circulando (Frotas K e L), mas ainda não são o suficiente.

Alstom Frota G 227: Trens com ar circulam na Linha 3
As mudanças começaram a acontecer há algumas semanas, quando dois trens que até então faziam parte da Linha 2-Verde (que liga Vila Madalena à Vila Prudente) iniciaram suas operações na Linha 3-Vermelha, a linha mais carregada de São Paulo, que carrega em média, quase um milhão e meio de usuários por dia. Com o acidente ocorrido nas proximidades da estação Carrão, onde uma antiga composição foi envolvida e já enviada para modernização, mais um trem da Linha 2 foi disponibilizado para a Linha 3.

Composição Budd, modernizado pela Alstom/Siemens
Nos últimos dias, circulou pelas redes sociais a possibilidade das composições modernizadas que estão na Linha 1-Azul serem enviadas também para a Linha 3, em troca das composições com ventilação forçada. A notícia não foi muito bem vista por parte de alguns usuários, que já deflagram privilégios para a leste-oeste, enquanto a norte-sul ficaria somente com trens mais antigos. Há de se considerar o tempo de demora das reformas: dos quatro lotes, o mais atrasado é o lote 4 (Alstom/Iesa, que está reformando os trens da frota D da Linha 3-Vermelha. São apenas 3 trens entregues, que se tem notícia: L26, L27 e L36).

4 comentários:

Renan Alstom disse...

Excelente matéria camarada.

Bruno C. disse...

É...as reformas têm que acontecer logo. Infelizmente não está sendo assim. Os guerreiros C/D só não são bons na ventilação. O E voltou rapidinho para linha 2. Ele, desde a fabricação, apresenta problemas na L3. O Alstom G, como sempre repito, é um trem excelente. Mas acho que os trens I e J poderiam continuar na L1. Que venham logo os trens reformados e novos também.

Bruno C. disse...

Muita falha nos trens modernizados. Muitas!

Bruno Golz Guimarães disse...

Mas está realmente confirmado que os J's e I's irão rodar na Linha 3-Vermelha ou é só boato? Preferiria então que os Budd's fossem pra 3.

Outras informações em que tenho duvidas, Diego:

* Me foi contado que: Todos os Alstom A96 e mais 4 Milênios da Linha 2 vão pra 3;
* Os 7 CAF's da Linha 1 vão pra 3;
* 1 budd vai pra 3;
* Os modernizados irão para Linha 2;
* Os Mafersas e Cobrasmas vão pra L1.

Isso realmente está cogitado?

Postar um comentário

Seguidores