domingo, 6 de maio de 2012

Os vícios do usuário

Usuários têm atitudes que podem atrapalhar a viagem
Por Diego Silva

Caros leitores, durante uma reunião ocorrida no CCO do Metrô, na última quarta-feira, debatemos junto com a equipe disciplinar da Companhia uma questão bastante curiosa: os vícios do usuário.

Diariamente, quatro milhões de pessoas utilizam o Metrô. São quatro milhões de gestos e atitudes diferentes, o que implica em não satisfazer a necessidade de todos. Na verdade, o Metrô tem como único objetivo transportar o usuário com rapidez, conforto e segurança do ponto A ao ponto B. Mas nem sempre essas viagens são da maneira que todos esperam, justamente por conta dos usuários. Dentre tantos vícios, podemos colocar três como principais:

- Marcação de porta
Atualmente, é um dos maiores problemas. Os usuários, muito observadores, começam a descobrir qual porta/carro para mais perto das escadas. Com isso, acabam se acumulando em um único carro, causando certo tumulto e desconforto para os demais usuários. Contra isso, procurem embarcar na área da plataforma que estiver mais livre, dando preferência para todos os carros. Dentro do trem, dê preferência para o corredor, se você não vai desembarcar tão logo. Caminhar alguns metros não lhe fará nenhum mal.

- Maratona na plataforma
Ao desembarcar dos trens, alguns usuários saem correndo como se estivessem fugindo de algo ou alguém. Nisso, na maioria das vezes, acabam esbarrando ou derrubando algum outro usuário. Quem não está com pressa, procure se manter à direita, tanto nos corredores quanto nas escadas rolantes. O fluxo fica mais controlado, além de evitar possíveis acidentes.

- Mochila nas costas durante a viagem
Durante o horário de pico, uma das coisas que mais incomodam os usuários (além da lotação) são pessoas com mochilas nas costas, tomando ainda mais espaço. Seja consciente: leve sua mochila nas mãos!

Colabore com a segurança. Caso veja algo irregular, envie um SMS-Denúncia para 7333-2252. Informe as características do infrator, o número do carro e a próxima estação. Sigilo absoluto. Ajude o Metrô a manter a segurança.
Fan page do blog Metrô em Foco: http://www.facebook.com/metrosp.emfoco

Um comentário:

alexandrov disse...

Quanto a marcação da porta, o metrô tem ISO nove mil e pouquinho e assim, uma porta que fica em frente das escadas numa estação, logo fica em frente para escadas em outras estações, o que provoca esta marcação de porta. Um exemplo clássico é a estação tamanduateí, com somente uma saída! Quem marca a porta ganha muito tempo! A correria é grande para não perder o trem da CPTM na integração com a linha 10 da CPTM!

Postar um comentário

Seguidores