quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ônibus atrai menos novos passageiros que trem e metrô em SP

Ônibus estão sendo menos procurados. Trem e Metrô ganham novos usuários
Fonte: Folha

O ônibus foi o transporte coletivo que menos atraiu novos passageiros em São Paulo nos últimos cinco anos. Desde 2006, com a integração dos sistemas pelo Bilhete Único, o número anual de passageiros de ônibus cresceu apenas 13,3%. No caso da CPTM o crescimento foi de 63%, já no metrô foi de 44%.

O crescimento dos ônibus foi ainda menor --de 10,5%-- se for levado em consideração apenas o sistema municipal. Com o crescimento menor, a participação dos ônibus paulistanos no total de passageiros caiu de 65% em 2006 para 58% no ano passado.
De acordo com especialistas, um dos motivos para a pouca atratividade dos ônibus é a baixa velocidade, por conta da falta de investimentos em corredores e do aumento de carros nas ruas, o que atrapalha o fluxo onde não há faixas exclusivas.

2 comentários:

alexandrov disse...

Tomara que em todos estes novos corredores, o usuário pague a passagem antes de entrar no ônibus! Será que isto vai acontecer?

Bruno Vieira disse...

Não é à toa que estão preferindo andar de trem e metrô.

De ônibus tudo é mais demorado: a espera nos longos intervalos, as baldeações demoradas nos terminais e o trânsito nas avenidas.

Eu antes andava de ônibus do meu bairro para o centro antes de encurtarem uma linha importante, depois que isso aconteceu passei a utilizar os ônibus que saíam de Taipas para o centro, na estação São Bento ou do Jaraguá para o metrô Santana, na zona norte. Dependendo do horário, não demorava mais de 1h00, 1h30 com trânsito bom, já quando o transito apertava, aí não levava menos de 2h00, 3h00 para chegar ao destino. A opção não dava certo, era cansativo demais.

A prefeitura nos últimos anos esteve muito desleixada com os ônibus, prometeu demais, piorou o que já existia e não fez nada além de prejudicar. Só de bom eles renovaram parte da frota, mais nada. Para começar, várias linhas que íam do bairro-centro foram encurtadas para terminais locais (como o caso da linha 848L/10, que ía de Perus à Barra Funda agora só vai até Pirituba) e outras deixaram de existir ou não operaram aos domingos ou até sábados também.

A mudança da linha citada era muito importante no meu bairro e acabou prejudicando muita gente, que foi obrigada a utilizar os trens da linha 7-Rubi da CPTM na estação jaraguá para ir à Barra Funda/Luz ou fazer baldeação no lerdíssimo terminal de pirituba.

Por causa dos problemas com os ônibus agora estou preferindo o trem e o metrô, pela facilidade e rapidez. Ônibus mesmo só para chegar a uma estação de trem ou metrô mais próxima, ou da minha casa para a estação Jaraguá ou Perus, da linha 7-Rubi. Utilizando os trens e o metrô hoje, posso ir à Barra Funda, São Bento ou Santana em no máximo 60 ou 70 minutos.

Postar um comentário

Seguidores