sábado, 12 de maio de 2012

Monotrilho em direção ao ABC


Fonte: STEFZS

Com projeto de financiamento do Estado de São Paulo, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o monotrilho Estação Tamanduateí-São Bernardo vai consumir recursos de R$ 4 bilhões: R$ 1,276 bilhão da Caixa Econômica Federal e mais R$ 400 milhões do Orçamento Geral da União. A contrapartida do Estado será de R$ 2,397 bilhões. Trata-se de uma das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de mobilidade urbana, iniciativa do Governo federal.

A Linha 18-Bronze ligará importantes polos educacionais, com destaque para o Instituto Mauá de Tecnologia, Uniban, Faculdade de Medicina de Santo André, Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Fundação Santo André e Universidade Municipal de São Caetano do Sul. O trajeto será de 20 quilômetros, que deverão ser percorridos em 35 minutos. Estão previstas 19 estações, nos bairros Jardim São Caetano e Mauá, em São Caetano; Vila Palmares, Sacadura Cabral, Vila Scarpelli e Jardim Bom Pastor, em Santo André. Passará, ainda, por Baeta Neves, Centro, Ferrazópolis e Alvarenga, em São Bernardo do Campo. A Linha 18 terá mais quatro terminais integrados, com o transporte diário de cerca de 400 mil usuários na ligação Tamanduateí.

Em fevereiro, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) iniciou processo de Chamamento Público para interessados da iniciativa privada apresentar manifestação de interesse em realizar estudos de modelagem da linha. O edital foi publicado no dia 2 de fevereiro, no Diário Oficial do Estado, pela STM e Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas. O projeto está dividido em duas partes, que ainda deverão passar por avaliação.Fases da obra.

A fase 1, com extensão de 14 quilômetros, é composta por 12 estações (Tamanduateí, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Praça Regina Matielo, Rudge Ramos-Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves e Paço Municipal) e pelo Pátio Tamanduateí para manutenção e estacionamento de trens.

O traçado da Linha 18 começa na Estação Tamanduateí, na capital, seguindo em direção ao eixo da Avenida Guido Aliberti, servindo aos municípios de São Paulo e São Caetano do Sul. Na transição da Guido Aliberti para a Avenida Lauro Gomes, a diretriz de traçado passa a atender às cidades de São Bernardo do Campo e Santo André, até a região do Paço Municipal de São Bernardo do Campo. Operação prevista para 2015.

A segunda fase, com extensão de 6 quilômetros, é composta por seis estações (Djalma Dutra, Praça Lauro Gomes, Ferrazópolis, Café Filho, Capitão Casa e Estrada dos Alvarengas) e pelo Pátio Alvarenga para estacionamento de trens. Nessa etapa, o traçado corre por dentro de São Bernardo do Campo, partindo do Paço Municipal e seguindo pelo eixo da Avenida Faria Lima até as proximidades do Terminal Ferrazópolis da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Dali, passando sobre a Via Anchieta, vai buscar o eixo da Avenida Café Filho, em direção à Estação Estrada dos Alvarengas, próximo à FEI. A operação está prevista para 2016.

Um comentário:

alexandrov disse...

Tomara que os prazos sejam feitos integralmente, mas no Brasil tudo atrasa! É esperar para ver...

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