domingo, 15 de abril de 2012

Metrô vai selecionar novas obras de arte para futuras estações da Linha 5

Alstom 501 - Estação Santo Amaro
Fonte: Metrô

A Companhia do Metrô está com inscrições abertas para que artistas plásticos participem do projeto “Arte no Metrô”. As novas obras selecionadas farão parte do acervo permanente e estarão expostas nas futuras estações Adolfo Pinheiro e Moema da Linha 5-Lilás. Os interessados poderão se inscrever até o dia 30 de setembro deste ano.

O projeto, iniciado em 1978, tem estimulado artistas para produzir e introduzir nas estações novas obras de arte, que são vistas por milhões de usuários todos os dias. Hoje, esse acervo abriga 91 peças de arte, incluindo esculturas, murais e painéis assinados por artistas renomados como Tomie Ohtake, Claudio Tozzi, Antonio Peticov, Mario Gruber, Gontran Guanaes, entre outros.

A seleção de novas obras de arte é feita antecipadamente para minimizar as interferências geradas com a implantação após a inauguração das futuras estações. A proposta artística é humanizar o espaço das estações e aproximar os passageiros dessas manifestações culturais.

Processo seletivo
Os interessados em terem suas obras nas estações metroviárias deverão apresentar suas propostas conforme as regras apresentadas no link ( http://www.metro.sp.gov.br/cultura-lazer/arte-metro/croquis.aspx ). Posteriormente, as propostas serão avaliadas pela Comissão Consultiva de Arte (CCA), formada por integrantes de instituições ligadas à arte e à cultura, tanto públicas como privadas. Após esse processo de avaliação e a aprovação pela CCA, a obra será reavaliada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo.

Os custos para a implantação, instalação e finalização da obra de arte serão integralmente cobertos pelo artista ou pela iniciativa privada, sob a forma de apoio cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores