sexta-feira, 30 de março de 2012

Monotrilho vai ligar Congonhas ao Morumbi em 12 minutos


Fonte: R7

A viagem pelo monotrilho da linha 17- Ouro do Metrô que vai ligar a região do Morumbi ao aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, deve durar 12 minutos. A estimativa de tempo foi dada pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nesta quinta-feira (29) durante a assinatura do documento que autoriza o início das obras desse ramal. 

A primeira fase da linha Ouro, que irá do aeroporto à estação Morumbi da linha 9 - Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), terá 7,7 km de extensão e ficará pronta em 2014, para o início da Copa do Mundo. Esse primeiro trecho vai ter oito estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan  e Morumbi.

Já a segunda fase terá cinco estações: Panamby, Paraisópolis, Américo Maurano, estádio Morumbi e São Paulo/Morumbi, onde haverá ligação com a linha 4 - Amarela do Metrô. A terceira e última parte do ramal terá 3,5 km de extensão, ligando a estação Jardim Aeroporto à linha 1 - Azul do Metrô, na estação Jabaquara. As últimas estações serão Jabaquara, Hospital Saboia, Cidade Leonor, Vila Babilônia e Vila Paulista. 

De acordo com o governador, o segundo e o terceiro trecho devem estar prontos em 2016. 

Licença 
No dia 21 de março, o Metrô recebeu, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a licença ambiental de instalação do primeiro trecho, entre o aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi da CPTM. Na época, o secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, disse que essa etapa iria beneficiar toda a rede hoteleira de São Paulo. 

- Esse primeiro trecho com cerca de 8 km, além de ligar o aeroporto à CPTM, vai servir boa parte da rede hoteleira da capital para a Copa. 

No total, a Linha 17-Ouro terá 17,7 km de extensão, 18 estações e integrações com as linhas 1-Azul (estação Jabaquara), 4-Amarela (estação São Paulo-Morumbi), 5-Lilás (estação Água Espraiada/Campo Belo), além da 9-Esmeralda da CPTM (estação Morumbi). 

Cerca de 252 mil pessoas devem utilizar, diariamente, o trecho Jabaquara–São Paulo/Morumbi, segundo estimativa do Governo de São Paulo. 
Expresso aeroporto 

Há uma semana, Alckmin também anuncou que, até a metade do ano, deverá sair o edital para a licitação das obras do expresso aeroporto, um trem que vai ligar o centro de São Paulo ao aeroporto de Guarulhos. A concorrência já havia sido aberta há cerca de três anos, mas a licitação não foi feita. 

De acordo com o secretário de transportes metropolitanos, a expectativa é de que todas essas obras estejam prontas até a Copa de 2014. 

- Esperamos que até 2014 a gente tenha os dois aeroportos de São Paulo ligados à ferrovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores