quarta-feira, 7 de março de 2012

Metrô promete construir ciclovia sob os 24 km do monotrilho da zona leste


Fonte: R7

O Metrô de São Paulo, responsável pela operação do monotrilho que está sendo construído na zona leste da capital, afirmou que vai construir uma ciclovia sob toda a extensão da linha. A proposta teria surgido de uma demanda da comunidade local e se tornado uma exigência do licenciamento ambiental da obra, de acordo com gerente do empreendimento, Paulo Sérgio Meca.

- As ciclovias não estavam previstas no projeto inicial. Elas foram uma das sugestões trazidas por representantes das comunidades na época do licenciamento. Nosso pessoal de arquitetura e urbanismo já está trabalhando nesse projeto.

Monotrilho de SP será o de maior capacidade do mundo
Com 24 km de extensão, a linha Expresso Monotrilho Leste pretende ligar, até o fim de 2016, os bairros Vila Prudente e Cidade Tiradentes. A construção da ciclovia, ao lado do plantio de árvores, vai fazer parte do processo de reurbanização do canteiro central das avenidas sobre as quais os trens vão passar. A alteração da paisagem e consequentes desvalorizações dos imóveis na região por onde a obra vai passar são as principais críticas ao projeto do monotrilho.

Meca, no entanto, aponta as vantagens do transporte, que tem custo total estimado de R$ 4,8 bilhões. Segundo ele, apenas 16 imóveis tiveram que ser desapropriados para a construção do primeiro trecho da obra, que já está sendo realizada entre Vila Prudente e Oratório. Ele comparou também o projeto do monotrilho com o dos metrôs.

- O custo da obra do monotrilho é cerca de 60% menor do que o de uma obra subterrânea. E tem o tempo de construção também, que equivale a um terço das obras de metrô.

A previsão de término do primeiro trecho é o final de 2013, quando deverão ser postos em circulação quatro trens. O segundo trecho, até São Mateus, deve ser finalizado até 2014. A linha completa, entretanto, com 17 estações, deve estar pronta apenas em 2016. De acordo com o metrô, com a finalização do projeto, os usuários poderão chegar de Vila Prudente e Cidade Tiradentes em um tempo estimado de 50 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores