terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Metrô lança seu primeiro relatório de sustentabilidade


Fonte: Metrô

O Metrô de São Paulo disponibilizou seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. Lançado no final do ano de 2011, apresenta as ações realizadas ao longo de 2010 e os principais indicadores sociais, ambientais e econômicos gerados pelas atividades do Metrô, que conta atualmente com 74,3 km de extensão e 164 trens em sua frota.

Foi elaborado com base na metodologia internacional da Global Reporting Initiative – GRI, organização que estabelece diretrizes e indicadores de desempenho para a elaboração de relatórios de sustentabilidade. Esse é o padrão mais difundido entre as grandes corporações mundiais.

Um importante destaque do relatório, que está disponível no site www.metro.sp.gov.br, é a contribuição do Metrô para a redução das mudanças climáticas, emitindo quase 30 vezes menos gases de efeito estufa do que um automóvel para transportar um passageiro pela distância de um quilômetro.

Os benefícios apresentados para a saúde também são significativos. A estimativa de redução da concentração de poluentes atmosféricos - especialmente partículas inaláveis – em determinados períodos do ano, chega a 75% devido à operação do sistema metroviário. A redução da poluição associada à mortalidade evitada resulta em uma economia estimada de US$ 36 a 50 milhões/ano com saúde pública.

O relatório também mostra o cuidado com o patrimônio arqueológico, histórico e cultural, que é previamente identificado, prospectado e monitorado sempre em conformidade legal. Como exemplo, a descoberta de antigos trilhos de bonde que ligavam a região de Santo Amaro à Sé, entre 1913 e 1968. A equipe de escavação também encontrou peças de louça e outros utensílios deixados ali provavelmente entre os séculos XVIII e XIX.

A publicação do Relatório de Sustentabilidade terá periodicidade anual e a conclusão do próximo, tendo como objeto de análise o ano de 2011, está prevista para o próximo mês de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores