quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Estado descarta monotrilho da Linha 17-Ouro até a Copa


Fonte: Estado de SP

A ligação do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, com as linhas do Metrô até a Copa do Mundo foi definitivamente descartada ontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). O monotrilho que faria a conexão do aeroporto com a Linha 1-Azul do Metrô não ficará pronto até o início dos jogos, em 2014. O aeroporto só será conectado à rede da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Apesar de ter recursos financeiros e já ter até assinado contratos para começar a obra, o monotrilho do aeroporto ao Morumbi (que será batizado de Linha 17-Ouro do Metrô) ainda não obteve a licença ambiental - documento que permite a instalação dos canteiros de obras. Esse atraso na emissão do papel se deve a uma discussão nos tribunais sobre qual entidade deve emitir a licença: Estado ou Prefeitura.

Por causa do atraso, que já dura quase um ano, a proposta original, de ligar o aeroporto ao Metrô para a Copa, teve de ser alterada pela ligação do aeroporto com a CPTM. A Linha 9-Esmeralda, onde haverá a conexão, já enfrenta superlotação desde a inauguração da Linha 4-Amarela, no ano passado. E a situação, segundo o governo do Estado, só deve melhorar quando outra linha, a 5-Lilás, estiver pronta, em 2016.

Linha 2-Verde. 
As informações foram repassadas durante evento do governo do Estado para marcar o começo da segunda etapa das obras de outro monotrilho, o da Linha 2-Verde, que vai ligar a Estação Vila Prudente do Metrô à Cidade Tiradentes, ambas na zona leste.

A previsão é de que a primeira fase das obras esteja concluída no ano que vem. O consórcio encarregado da obra estima que a fabricação dos primeiros trens para a linha comece até abril. Os trens, da empresa canadense Bombardier, serão montados em Hortolândia, no interior paulista.

15 comentários:

Anônimo disse...

Que merda mais uma cagada do Sr Geraldo alckmim que se preocupou durante os ultimos meses com sacolinhas plasticas em supermercados e durante mais de 4 gestões de governo esqueceu do metro em sp.
Agora só porque esta sendo pressionado pelo poder federal(Dilma)ele veio com esta historia de linha ouro vai entender

Anônimo disse...

Alias que diga de passagem que a cidade do México tem trocentas vezes mais malha metroviária que sp , mesmo começando a implantação no mesmo ano

Anônimo disse...

Uma vergonha essa de monotrilho. Sistema precário, de baixa capacidade, que só vai servir para deixar a cidade ainda mais feia, sem ter serventia para a população em geral. Metrô de verdade é subterrâneo. Alguem consegue imaginar monotrilho em Paris ou Nova Iorque?

Anônimo disse...

Só mais um detalhe, o projeto não obteve licenciamento ambiental porque vai contra o Plano Diretor da cidade, e não por conta de disputas jurídicas. O Metrô não atendeu as exigências de prefeitura e agora está agindo nos bastidores para licenciar o projeto pelo estado. Uma vergonha.

Anônimo disse...

Lamentável esse monotrilho. Precisamos de metrô subterraneo como toda cidade civilizada e não colocar bilhões em um projeto completamente ultrapassado que não atende a demanda necessária , desvaloriza as áreas por onde passa e ainda causa um desastre visual. Espero que nosso dinheiro não vá literalmente pelos ares.

Diego Silva disse...

Caro leitor, a Linha 17-Ouro já é um projeto com alguns anos em pauta pela STM. Acontece que construir uma linha de Metrô não é a mesma coisa que comprar um carro. Depende de muitas licenças, que levam anos para serem concedidas.

Diego Silva disse...

A cidade do México conta Metrô e Trem de Subúrbio como ''Metrô'', o que faz com que a mesma tenha uma malha muito superior à nossa. Se a CPTM fosse incorporada ao Metrô, teríamos uma rede similar.

Diego Silva disse...

Caro leitor, São Paulo precisa de medidas urgentes para o transporte da população. Uma linha de monotrilho leva muito menos tempo para ser construída do que uma linha de metrô pesado. Há de se considerar que, em determinadas regiões de São Paulo, não é possível construir linhas de Metrô, por conta do adensamento populacional. O jeito, hoje em dia, é passar por cima.

Anônimo disse...

Não há monotrilhos nas cidades citadas pelo senhor, mas em Paris e Berlim há metrôs de superfície e lá a paisagem não é prejudicada.

Anônimo disse...

é uma vergonha essa demora pra começar essa obra. não importa si é subterrânea ou não. o que importa é que começem logo, pois o trânsito na zona sul está insuportavel e seria um alivio para os moradores se essa obra começasse logo.

Diego Silva disse...

Acontece que a prefeitura está implicando com um documento importante, que está travando toda a obra. Se não fosse isso, os trabalhos já deveriam estar em andamento.

Blog inteligente disse...

Eu fui desapripriado pelo gov, para colocar esta linha 1 outro.
Estou muito tenso e não estou conseguindo dormir desde então, o metro estação sao paulo esta em nas esquinas da av francisco morato e jutamente no meu quarteirao o metro escolheu meu lote que esta a 2 lotes da esquina. Na esquina hpá uma loja do habibs e um lote de estacionamento. Eu vivo de renda deste imovel e gostaria de saber porque não escolheram as esquinas ?

Diego Silva disse...

Não sei lhe informar o motivo... Normalmente, uma obra de estação de metrô acaba ocupando um espaço considerável, pois é necessário criar um canteiro de obras e um espaço de segurança. Por via das dúvidas, envie uma reclamação na ouvidoria do Metrô e peça maiores explicações. Obrigado por nos visitar =)

Anônimo disse...

Realmente demora.... temos um bando de obtusos no poder, no judiciário, enfim... até votando... demosra? qtos anos fazem que o governo de sp é praticamente o mesmo... qtos kms de metrô temos em sp... e governinho meia boca e incompetente...

Anônimo disse...

É simples... não vivemos em uma democracia ou sistema político organizado... vivemos em uma "zona", nossos "inúteis políticos" e repartições públicas existem para "criar" dificuldades e "vender" facilidades e não para fazer a gestão pública em pró ao cidadão! O "tempo deles ($$$$) não é o mesmo nosso... vamos esperar + 1000 anos... Enquanto esperamos podemos precionar os gvernantes e eliminar 50% dos cargs de vereadores, deputados, senaores, afinal são um bando de inúeis sustentados por nós, uma vez que não teriam capacidade intelectual, profissional e ética para sobeviver na iniciativa privada.... com essa economia teríamos mais dinheiro para investimentos, assim como qualque empresa...

Postar um comentário

Seguidores