sábado, 10 de dezembro de 2011

Metrô SP recebe 6º trem modernizado, o primeiro da Linha 1-Azul

Frota J - Mais um trem reformado para o Metrô
Fonte: Revista Ferroviária

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entregou nesta quinta-feira (08/12) o primeiro trem modernizado que irá circular na Linha 1-Azul do metrô paulista. A composição é a sexta a entrar em operação no sistema, de um total de 98 TUEs que serão remodeladas e entregues à companhia até 2014. Os outros cinco trens reformados e já entregues estão operando na Linha 3-Vermelha do Metrô.
Modernizado pelo consórcio formado entre Bombardier Transportation, Tejofran e Temoinsa – que venceu a licitação para modernizar 26 das 98 unidades – o trem possui ar-condicionado, câmeras de vigilância, sensores para detecção de fumaça, freios com controle de patinagem (para melhor desempenho em dias chuvosos) e acessibilidade para portadores de deficiência, entre outros itens.
O Metrô receberá ainda esse ano mais dois trens modernizados, totalizando 8 unidades. As outras 90 serão divididas em lotes de 30, para que até 2014 toda a frota reformada esteja em operação. De acordo com o governador, a chegada dos trens deve ajudar também a diminuir o intervalo entre trens nas estações. “Na Linha 1, vamos reduzir de 120 segundos para 100 segundos o tempo de espera”, afirmou.
As reformas dos 98 TUEs foram divididas entre quatro consórcios.  Além do consórcio da qual a Bombardier faz parte, o MTTrens, formado pelas empresas T´Trans, MPE e Temoinsa, ficou responsável pela modernização de 25 trens da Linha 3; outros 22 trens da Linha 3 foram entregues ao consórcio Reformas Metrô, composto por Alstom e Iesa; e 25 trens da Linha 1 estão com Siemens e Alstom, que compõem o consórcio Modertrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores