quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Número de passageiros cresce 138% na estação Consolação em apenas um ano

Movimento é enorme na estação Consolação
Fonte: R7

A estação Consolação da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, integrada à estação Paulista da linha 4-Amarela, registrou um aumento de 138% no fluxo de passageiros nos últimos dias do mês de outubro, em comparação com o mesmo período de 2010.

A linha 4-Amarela foi responsável pela redistribuição de passageiros pelo sistema e conseguiu reduzir em 15% o número de pessoas que passam diariamente pela estação Sé, na região central da capital paulista, uma das mais lotadas do mundo. 
Em agosto, o Metrô de São Paulo bateu o número de 4 milhões de passageiros transportados diariamente. O número levou em conta todas as linhas da rede, inclusive a 4-Amarela, que é administrada pela concessionária ViaQuatro. Nos primeiros meses do ano, a média diária era de 3,7 milhões.

2016
No final de outubro, o R7 mostrou que, se concluídas a tempo, as obras de expansão das linhas 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e de construção da linha 17-Ouro farão com que o Metrô de São Paulo transporte, por dia, quase 6 milhões de passageiros em 2016.
Já em funcionamento entre a Vila Madalena e a Vila Prudente, a linha 2-Verde deve ganhar 17 novas estações pelo sistema de monotrilho até 2016, entre elas Oratório, Sapopemba, São Mateus, Jacu-Pêssego e Cidade Tiradentes. A demanda prevista pelo Metrô para o novo trecho é de 550 mil usuários por dia. O investimento estimado é de R$ 4,9 bilhões.

Na linha 4-Amarela, já em funcionamento entre Luz e Butantã, as novas estações Fradique Coutinho, Oscar Freire, São Paulo-Morumbi e Higienópolis-Mackenzie, além da extensão até Vila Sônia, devem gerar um aumento de 220 mil usuários por dia. 

As 11 novas estações da linha 5-Lilás deverão contribuir com mais 644 mil usuários por dia no sistema. Ligando a estação do Largo 13 à Chácara Klabin (na linha 2-Verde), passará por Adolfo Pinheiro, Campo Belo, Moema e Santa Cruz (esta última integrada à linha 1-Azul). O investimento previsto é de cerca de R$ 6,9 bilhões.
Já a linha 17-Ouro, com 18 estações pelo sistema de monotrilho entre Jabaquara e o estádio do Morumbi, deve contribuir com mais 252 mil usuários por dia. Com investimentos previstos em R$ 3,2 bilhões, a nova linha fará integração com a 5-Lilás na estação Água Espraiada e passará pelo aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista.

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