quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Metrô irá adquirir 41 novos trens

Trem da Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo

Por Diego Silva

O Metrô de São Paulo passa por um momento similar de sua história. Com duas linhas em construção simultânea (Linhas 2-Verde para São Mateus e 5-Lilás para Chácara Klabin), a empresa está prestes a adquirir mais 41 novos trens para sua operação. Destes, 26 unidades serão para a Linha 5-Lilás, que será ampliada até Chácara Klabin, integrando-se à Linha 2-Verde. A chegada da Linha 5 em Chácara Klabin poderá acontecer até 2016. Nesse meio tempo, estações serão inauguradas e os trens irão chegando.
Os demais 15 trens serão divididos pelas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. Em conversa com o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, a aquisição desses trens servirá para acabar com a utilização total das frotas.
Com a chegada de 15 trens, será possível retirar algumas unidades para uma manutenção ainda mais minuciosa, sendo que hoje em dia tal feito não é possível pela urgente necessidade dos trens estarem em circulação. A demanda do Metrô é bastante variável, ou seja, praticamente não existe horário de pico. Os trens estão cheios quase que a todo momento.
Com a instalação dos novos sistemas de sinalização CBTC, que devem passar a operar a partir de 2012, será possível reduzir o intervalo dos trens e a distância entre eles. Para isso, mais trens deverão estar em operação simultânea. O Metrô está trabalhando forte para alcançar a marca de 5 milhões de passageiros, números que não devem demorar para ser atingidos.

ViaQuatro - Concessionária da Linha 4-Amarela
A ViaQuatro, concessionária que administra a operação da Linha 4-Amarela do Metrô em São Paulo, também irá realizar aquisições. Além dos 14 trens já em operação, a empresa anunciou a compra de mais 15 trens do mesmo modelo, para a completa operação da linha. Com isso, o número de trens salta para 29 somente na Linha 4. Com todas as aquisições previstas para 2014, só o Metrô deverá ganhar 56 novos trens, sendo os 41 anunciados pelo próprio Metrô e os 15 trens da ViaQuatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores