quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Delegação Internacional de Especialistas em planejamento urbano visitam CPTM e Metrô

Trem Frota I - Pátio de Itaquera
Fonte: CPTM/Metrô

Durante visita à cidade de São Paulo, uma comitiva formada por cerca de 20 especialistas em Planejamento Urbano da Índia, África do Sul, Maputo, Chile e da Colômbia conheceu, de perto, o sistema metro-ferroviário da capital paulista.

A delegação está no Brasil para participar do 10º Congresso Mundial Metropolis - Cidades em Transição, evento realizado a cada três anos e que pela primeira vez será sediado na América do Sul, em Porto Alegre, de 23 a 26 de novembro.

Criada em 1985, a Associação Mundial das Grandes Metrópoles - Metropolis [www.metropolis.org] é uma rede internacional que agrupa grandes metrópoles e governos metropolitanos de todo o mundo, com o objetivo de fomentar a transferência de conhecimentos e boas práticas urbanas. Atualmente, mais de 120 cidades fazem parte da associação, entre as quais seis são brasileiras: Belo Horizonte, Brasília, Guarulhos, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Recebido por Wilson Nagy Lopretto, chefe do Departamento de Operação Centralizada e Tráfego do Metrô, o grupo viajou da estação Trianon-Masp, na Linha 2-Verde, até a estação Luz, da Linha 4-Amarela, seguindo, posteriormente, para a estação da Luz, da CPTM.

Durante o trajeto, os integrantes da comitiva ressaltaram a organização e a limpeza encontradas nas estações do Metrô. As inovações tecnológicas implantadas na Linha 4-Amarela, com destaque para as portas de plataforma e para os novos trens operados pelo sistema "driverless", também renderam elogios dos estrangeiros.

Na Estação da Luz, impressionados com a movimentação de usuários, os especialistas ainda destacaram a importância da integração entre CPTM e Metrô, fator que possibilita várias opções de destino aos passageiros.

A visita da delegação à capital paulista resulta de um desdobramento da última reunião da Comissão de Planejamento Urbano da CGLU - Cidades e Governos Locais Unidos, realizada em junho deste ano, na cidade de Durban, na África do Sul, com a participação da Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano - SDM e da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano - Emplasa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores