sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Para Copa, Itaquerão deverá ser esvaziado em 30 minutos

Composição L26 foi entregue hoje pelo governador
Fonte: Folha.com

Em apresentação de três novos trens da linha 3-vermelha do Metrô de São Paulo nesta sexta-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que a instalação de um novo sistema de controle de tráfego no Metrô e na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai permitir esvaziar o estádio Itaquerão (zona leste de SP) em cerca de 30 minutos após jogos da Copa do Mundo.
Segundo o governador, o CBTC, novo sistema de controle e comunicação do tráfego, deve diminuir em quase 20 segundos o tempo de viagem entre as estações da linha 3-vermelha, que cai dos atuais 103 segundos para 85 segundos, uma diminuição de 17% caso alcançada. O sistema tem previsão de ser instalado até dezembro de 2012 em todas as linhas do metrô.
Já as viagens na linha 11-coral da CPTM, acessível através da estação Corinthians-Itaquera, irão dos cinco minutos atuais para três minutos com o novo sistema, segundo o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Com isso, deve haver um aumento de 16 mil passageiros transportados por hora, de acordo com o governo.
Com seis vagões cada, os novos trens têm ar-condicionado, câmeras de vigilância, sensores de fumaça, monitores audiovisuais e novos sistemas do monitoramento do tráfego. Eles fazem parte do lote de 98 trens que serão modernizados até 2014, segundo o governo.
O CBTC, junto ao aumento da frota de trens, vão permitir um ganho no número de passageiros transportados, que irá de 60 mil pessoas por hora para 80 mil pessoas por hora na linha 3-vermelha, segundo o governo.
Somados o número de passageiros possíveis na linha 4-vermelha do metrô e na linha 11-coral da CPTM (40 mil), a capacidade das linhas chegam a 120 mil por hora. Com 60 mil passageiros a cada meia hora, o número fica um pouco aquém do anunciado, já que o novo estádio do Corinthians tem capacidade prevista para 68 mil pessoas.
"Esses ganhos serão permanentes e começarão bem antes da Copa", disse o governador.
Os três trens modernizados foram entregues em uma viagem simbólica que o governador fez acompanhado pelo secretário dos Transportes e pelo presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, da estação Sé até a estação Corinthians-Itaquera, a última da linha 3-vermelha.





O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira três trens modernizados da linha 3-vermelha
Governador entregou 3 trens modernizados hoje para a Linha 3-Vermelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores