quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Obra de arte dos Direitos Humanos na Estação Luz é ampliada


Fonte: Metrô

O painel “Inscrever os Direitos Humanos na Estação Luz do Metrô” está em fase de ampliação, que será realizada amanhã (25) durante a madrugada, quarta-feira (26) e quinta-feira (27), das 15h à meia-noite. A obra, assinada pela artista plástica franco-belga Françoise Schein, é o resultado de um projeto criado de forma colaborativa por artistas, ONGs e estudantes do Ensino Fundamental da rede pública. A exposição está instalada no saguão da Estação Luz (da Linha 1-Azul do Metrô).
Para aumentar a mostra, serão colocados 3.600 azulejos, o que corresponde a 80 m². Até o fim da semana, considerando a área que já estava construída, serão 5.000 azulejos (110 m²).
A exposição exibe os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 1948. Com base nela, os estudantes montaram uma espécie de "mapa", onde expressaram suas ideias, por meio de desenhos livres. Uma parte é dedicada a ilustrações e poemas que contam a história da cidade de São Paulo.
Nas peças há "palavras-chaves", como o nome da Estação Luz, dignidade, liberdade, solidariedade, cidadania, justiça, entre outras, contidas na Declaração. Ao final, o projeto prevê a ocupação de 700 m² do mezanino da Estação Luz, onde deverão ser aplicados 35 mil azulejos, sobre os quais serão inscritos os principais valores dos direitos humanos e a evolução da cidade.
Segundo Françoise Schein, trata-se de uma oportunidade de levar educação, democracia e arte à população. "O Metrô é um museu público. Trabalhar com jovens das escolas, ensiná-los sobre os direitos humanos e inscrevê-los nesse espaço significa concretizar uma utopia, um sonho", disse a artista, que já realizou trabalhos semelhantes nos metrôs de Paris, Bruxelas, Lisboa, Estocolmo, Haifa, Berlim e Rio de Janeiro.
Os desejos e frases da segunda fase de ampliação do painel são de autoria de 300 alunos dos CEUs de São Miguel Paulista, Itaquera, Sapopemba, Jaçanã e da escola Liceu Pasteur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores