sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Governador entregou 3 trens modernizados para a Linha 3-Vermelha

Composição K24 foi um dos trens entregues
Fonte: Metrô


O governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin entregou na manhã desta sexta-feira, dia 21, na Estação Sé, mais três composições modernizadas para a frota da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda). Com a entrada em operação desses trens, sobe para cinco o número de trens modernizados na Linha 3-Vermelha. O evento contou com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente do Metrô, Sérgio Avelleda.
Com ar-condicionado e vários aprimoramentos tecnológicos, as composições, de seis carros, fazem parte do lote de 98 unidades - 51 da Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e 47 da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) do Metrô que passarão por modernização até 2014.
A modernização em curso visa obter padrão de desempenho e acessibilidade equivalente ao existente nos novos trens recebidos a partir de 2008. O trem modernizado ganhou ar-condicionado, câmeras de vigilância (quatro internas por carro e outras duas externas nas cabeceiras da composição), sensores para detecção de fumaça, sistema de informação audiovisual (monitores e displays) e monitoramento contínuo dos equipamentos pelo operador (data bus). As unidades também receberam sistema de freios com controle de patinagem e deslizamento que melhora o desempenho em condições de baixa aderência, como sob chuva, além de melhorias no sistema de tração, na ergonomia e iluminação.

Composições L26 e L27 também foram entregues hoje pelo governador
As intervenções também trouxeram mais eficiência ao sistema de tração em corrente alternada (motores com controles e componentes eletrônicos mais eficientes, que possibilitam menor consumo de energia). A cabine do operador foi ampliada e recebeu novo banco ergométrico e mais rápido acesso às informações geradas pela viagem, pois as mais significativas ficam dispostas no console de comando ou na própria cabine.
As normas de acessibilidade estão contempladas com espaços para cadeiras de rodas, sinalização audiovisual de abertura e fechamento de portas. O interior dos carros traz mapa dinâmico visual das estações, comunicação em Braille e dispositivos de emergência para comunicação com o operador. A modernização também inclui sistema de som mais moderno que permite melhor audição das mensagens sonoras eletrônicas e das mensagens divulgadas pelo operador de trem, além de uma série de pega-mãos fluorescentes para pessoas com dificuldades visuais.

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