segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Em visita especial, Sérgio Avelleda e blogueiros conhecem o pátio de Itaquera

Sérgio Avelleda, presidente do Metrô, em entrevista para a TV Gazeta SP
Por Diego Silva

O último domingo foi bastante atípico para uma equipe de 15 pessoas, representantes de blogs e redes sociais que tem o Metrô de São Paulo como tema principal. Convidados pela assessoria do Metrô, representantes de diversos canais se encontraram no terminal Itaquera, para uma visita monitorada ao pátio de Itaquera. Por ventura, também fomos convidados para tal evento, e descrevemos para vocês leitores, como foi a visita.

Por volta das 14h, encontrei-me com os demais convidados no terminal Itaquera. Após algum tempo de espera, chegaram o presidente Sérgio Avelleda e o diretor de marketing, Aluizio Gibson, ambos de bicicleta. Para os que não sabem, o presidente é ciclista de carteirinha, e constantemente atravessa SP em cima de sua bike, dando um verdadeiro exemplo de transporte sustentável. Curioso que, da região da Paulista (onde o presidente reside) até Itaquera, são cerca de 26 km, vencidos em uma hora e meia, segundo o próprio. Toda a equipe subiu até o pátio em um veículo do Metrô, enquanto o sr. presidente foi de bicicleta. Ao chegar no pátio, a equipe da Tv Gazeta nos aguardava, para gravação de uma matéria sobre os fãs da ferrovia e dos sistemas de transportes sobre trilhos de São Paulo. Nesse meio tempo, gravamos uma pequena entrevista (que não foi ao ar), além de registrar algumas imagens.

Diego Silva, do blog Metrô em Foco, sendo entrevistado pela Tv Gazeta
Para nós do blog Metrô em Foco, o pátio de Itaquera é um belo local para fotografias. Em nossa terceira visita, sempre encontramos novidades, e dessa vez não foi diferente. Pudemos ver alguns dos trens modernizados que serão entregues em breve, além de poder conhecer o simulador de trens do Metrô (similar ao da CPTM). A empresa fabricante é a mesma (Lander), o que muda é o espaço físico dedicado para o simulador do Metrô, que aparenta ser mais espaçoso. Diante da torre, avistávamos todos os trens estacionados, com uma visão bastante atraente.

Simulador de operação do Metrô - Formação de operadores em apenas dois meses
Após uma breve pausa para um café, continuamos a visita por dentro dos pátios e oficinas de Itaquera. Reforçaram para os que não conheciam como funciona todo o sistema de manutenção. Durante a visita, uma surpresinha: o trem L36, que acompanhamos durante todo o processo de reforma na Alstom, havia sido entregue na noite anterior, dando maiores números aos trens modernizados. Com essa entrega, já são onze trens entregues (I12 e I15; J31 e J45; K01, K07, K10 e K24; L26, L27 e L36). A meta é entregar 98 trens modernizados até o fim de 2013.

Composição I 12 (Ex 12 da Norte Sul), no pátio Itaquera
Ao fim da visita, a realização de um sonho para muitos, e a sensação de dever cumprido para outros. Fotos, histórias, momentos, brincadeiras. Tudo comandado pelo nosso tão prezado presidente Sérgio Avelleda, que sempre nos cede esse espaço para conhecermos a empresa e suas novidades. Nosso agradecimento especial à equipe que trabalhou em pleno domingo no PIT unicamente para nos receber, ao sr. presidente e ao diretor de marketing Aluizio Gibson, ao amigo Tiago Costa e à todos os presentes (blogueiros, entusiastas, historiadores). Esse será um dia que ficará em nossas memórias.

Salão de Passageiros - Frota L - Metrô de São Paulo

3 comentários:

Anônimo disse...

DIEGO, VC EH UM GATUUUUUUUUUUUUUUUUUUU !!!
ESPERU KI VC PUBLIKE MAIS FOTUS SUAS NU SEU BLOG.
TENHU KUASE A MSM IDADE KI VC. TÔ CUM 19 ANINHUUUSSSSS
AMU PESSOAS FOFAS KI NEM VC


BKOJAS ENROMES DA KALINE

Daniel disse...

O Diego está arrasando o coração da mulherada hein? [risos]

Mas indo para o assunto do post, imagino que deve ter sido bem emocionante fazer essa nova visita ao pátio e também nas oficinas.
Já que há trens que serão entregues em pouco tempo, já estou vendo que os usuários do Metrô logo terão mais novidades. Que ótimo uma coisa dessas.
Pelo menos eu acho que além da CPTM, o Metro está passando também por uma fase de mudanças, com a entrega de trens novos e reformados.

É um belo exemplo ver o presidente do Metro andando de bicicleta, em vez de optar por carro.

Diego Silva disse...

Se não for fake, Daniel, é alguma admiradora reprimida. Mas confio mais no fator 'Fake'.

Foi minha terceira visita no PIT, mas sempre tem algo novo, diferente dos pátios da CPTM. Tirei muitas fotos além de conhecer com mais calma os setores do pátio. Quando puder, vá também.

Postar um comentário

Seguidores