sábado, 8 de outubro de 2011

Após 12 anos, Alstom Milenio retorna para a Linha 3-Vermelha

Alstom Milenio E10 - Linha 3-Vermelha, 12 anos depois
Por Diego Silva

Após 12 anos corridos, o Alstom Milenio retorna para a Linha 3-Vermelha. Construído em 1998 pela Alstom, iniciou sua operação em 1999, como reforço de frota na linha leste-oeste. Após rápida passagem pela linha, foi deslocado para a Linha 2-Verde, onde permaneceu até os dias atuais. O retorno dessa frota para a Linha 3 será por uma questão até compreensível: testar um novo sistema de sinalização.
A Linha 3-Vermelha está recebendo seus trens reformados, e estes estão retornando com receptores de CBTC, que será a nova sinalização do Metrô. Mas como a Linha 3 ainda não teve sua sinalização completamente alterada, esses trens irão rodar na Linha 2-Verde, onde a instalação está mais adiantada. Em contrapartida, para não haver falta de trens, os Milenios estão retornando para sua linha de origem. A reforma dos trens será completada em 2013, e até lá, poderá ser que todos os Milenios voltem para a Linha 3, enquanto os trens reformados sigam para rodar na Linha 1-Azul.

21 comentários:

Diego Fernando disse...

Acho ótimo isso!!
A Frota C e alguns da Frota H, não aguentam sozinhos e o Milênio ajudará e muito. Os trens reformados não tem muito lugar na Linha 3-Vermelha mesmo, sempre achei que deveriam estar nas Linhas 1-Azul e 2-Verde.

E gostei de verdade mesmo, foi dessas trocas de frotas entre Linhas do metrô, e não deveria parar por ai não. Alguns da Frota H deveriam ir para a Linha 2-Verde, enquanto que alguns da Frota H para a Linha 1-Azul. E na Linha 3-Vermelha alguns da Frota C para a Linha 1 e os Budd's da Frota A para a Linha 3. Acho que isso seria ótimo.

Boa noite para todos!!

Daniel disse...

Que legal saber disso. Nunca andei nesses trens Millenium. Como eu costumo pegar bastante os trens da linha vermelha, eu espero que tenha a sorte de ir com ele.

Diego Silva disse...

Diego, poderão haver algumas mudanças daqui para frente no Metrô, principalmente no que se diz a frota. Novos trens vem aí, trens modernizados e um novo pensamento está sendo construído. Vamos esperar para ver.

Diego Silva disse...

Daniel, essa frota Milenio é muito similar aos trens frota C e D, principalmente no salão de passageiros, que é totalmente semelhante. Sua máscara facial é que diferencia, mas o projeto é basicamente o mesmo. Eu cheguei a viajar nesses trens na Linha 3-Vermelha em 1998/1999, quando haviam praticamente sido entregues.

Gustavo Silva disse...

Diego Fernando, não diga besteiras. Os trens das frotas C, D e H aguentam o tranco sim (apesar dos H atrasarem um pouco a linha). O Milênio retorna por necessidade, logo os reformados com CBTC irão para a Paulista e terão que vir trens com ATC pra cá.
E não são 12 anos, quando o 301 foi pra reforma o 201 rodou um tempo aqui na Leste oficialmente e também rodou no dia do quebra-quebra.

Diego Fernando disse...

Não digo besteira nenhuma Gustavo. Os Milênios sim tem que ir para a Linha 3-Vermelha, os C, D e H podem até aguentar, mas não tão bem quanto agora na chegada do Milênio (Corrijam-me se estiver errado). Mas o dia do "Quebra-quebra" a qual se refere foi a quanto tempo?
Se foi aquele dia atual, os Milênios já estavam rodando por lá. São necessidades e necessidades de trens para a Linha 3-Vermelha, besteira é não reconhecer.

Gustavo Silva disse...

Diego, trabalho no PIT, sei muito bem do que estou falando, melhor que você.
Não temos necessidade de trem nenhum, temos a frota operacional e reserva também. As vezes aperta um pouco, mas todo dia tem reserva, no máximo 1 vez por semana rodamos no talo ou abaixo do POT.
O Milênio rodou pouco tempo após o 301 ir pra reforma e no da do quebra-quebra (set 2010) vieram dois pra suprir a necessidade.

Diego Fernando disse...

Gustavo, tudo bem que você trabalha no PIT, mas dizer que a Linha 3-Vermelha não precisa de trens...
Já que diz isso me responda: Por que teremos mais 15 novos trens na Linha 3?
Nunca que a Linha 3-Vermelha está tão bem servida quanto a Linha 2-Verde, a Linha 3 precisa de mais trens e muitos, você trabalha no PIT, mas não pode negar nunca nessa sua vida que a Linha 3 está debilitada mesmo com os novos CAF da Frota H e que os Milênios vão melhorar e muito!
Claro não é você o usuário que anda em trens velhos, rápidos, mas como em uma lata de sardinhas de tão espremidos, por que os C e D que juntos são maioria. Já com o Milênio, serão mais trens, isto é, menor demanda de trem para trem. Tem gente fala tão mal da CPTM, mas o Metrô não fica atras não!
11 de outubro de 2011 13:39
Postar um comentário

Diego Silva disse...

Gustavo, eu me esqueci do dia do quebra-quebra (20 de setembro de 2010, e algum ou alguns trens Milenio rodou/rodaram no dia seguinte. Me lembro de ter ouvido um em BFU, quando estava voltando da faculdade). Quando o 301 foi para a reforma, eu não soube do 201 circulando na L3, por isso não postei. Obrigado por informar e postar!

Gustavo Silva disse...

Diegão! Suave! Eu só não sei te informar exatamente o período de quando o 301 foi pra reforma, mas rodou um tempinho sim. E no dia seguinte eles rodaram também, foram 2. Abraços!

Gustavo Silva disse...

Diego Fernando, vamos por partes:
"Por que teremos mais 15 novos trens na Linha 3?"
Simples, você não tá bem informado, serão 12 pra verde, 2 pra azul e 1 pra vermelha ou se você preferir, intercambiáveis, não serão fixos.

A L2 está muito mal servida, são apenas 3 trens reservas, enquanto na L3 temos um POT de 41 trens e total de 57 (tirando 4 em reforma, 1 em freios e 3 ou 4 no CBTC e mais 1 em teste), totalizando 10 trens fora, ou seja, 47 trens no total, sendo 6 reservas. Tá ruim, né?
A L3 não precisa de trens agora, com o CBTC sim, mas agora ela não precisa de trem nenhum. O Milênio vem na base da troca, vão outros no lugar dele.

Wagner disse...

Acho que a linha 3 deveria ficar com seus trens reformados depois de completada a instalação do CBTC... Por que vão enviar os trens reformados da L3 para as outras linhas depois que a nova sinalização tiver instalada???

Diego Silva disse...

Wagner, os trens modernizados da Linha 3 irão rodar na Linha 2 porque o CBTC Verde irá funcionar primeiro que o CBTC vermelho. Portanto, para executar os testes mais rápido, irão trocar de frota.

Anônimo disse...

NA MINHA OPINIÃO A FROTA G TINHA QUE IR PARA A LINHA 3 JUNTO COM O MILÊNIO E AS FROTAS H, C E D PARA A LINHA 2 - VERDE E OS MODERNIZADOS PARA A LINHA 1 - AZUL

Bruno disse...

O Alstom Milênio tem pouquíssimas diferenças mesmo. Por exemplo, no salão, os bancos laterais são únicos, e se quiser achar mais diferenças, os vidros das pontas têm janela, diferente da frota C (Cobrasma) e D (Mafersa).

Bruno disse...

Eu já vi histórias dizendo que o Milênio atenderia Itaquera-Guaianazes, trecho que seria operado pelo metrô... pela época de fabricação, tem sentido, mas não sei em que ano a houve decisão do governo em operar este trecho com a CPTM...

Diego Silva disse...

Bruno, de fato, os Milenio atenderiam o trecho Itaquera x Guaianazes. Esse trecho entrou em operação em 2000. Acredito que em 1999 o Governo se acertou e passou a operação para a CPTM. Tanto que a Linha 5, inaugurada em 2002, foi construída pela CPTM e operada pelo Metrô.

Bruno Golz Guimarães disse...

Olá, Eu queria muito saber se o trem Alstom Milênio frota E também vai ser modernizado, porque ele também é um trem velho igual aos da frota A, C e D. Não faz sentido sobrar só 11 trens velhos e todos os outros serem modernizados!

Diego Silva disse...

Bruno, em uma reunião que tive com o ex-presidente Sérgio Avelleda, o mesmo me disse que não existiam planos para modernização do Alstom Milenio. Ao contrário do que você disse, a frota E do Metrô não tem tanta idade como os trens da frota C e D. A título de comparação, os trens das frotas C e D são de 1982/1983. Os Milenio são de 1999. Abraços!

Bruno Golz Guimarães disse...

Diego Silva, obrigado pela resposta. Tenho uma outra dúvida e se vc pudesse me responder me ajudaria. Queria saber se amanhã (sábado) todos os trens novos e os modernizados (I15, J31, J45, K01, K07, K24, L26 e L27) da Linha 1-Azul e da Linha 3-Vermelha estarão todos em operação, pois gostaria de viajar neles. Também gostaria de saber se os trens Alstom Milenio E10 e E11 e o Alstom A96 G12 também estarão em operação na Linha 3. Você tem essa informação?

Diego Silva disse...

Bruno, não sei te dizer quando os trens reformados circulam, pois isso é uma decisão do Centro de Controle Operacional...

Postar um comentário

Seguidores