sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Investimentos ajudarão na mobilidade do ABC

Trem Frota L do Metrô - Composição Mafersa - Reforma Alstom/Siemens
Fonte: Revista Ferroviária / Repórter Diário

Os recentes anúncios de investimentos no campo do transporte público, como a possível liberação de verba do PAC Mobilidade para construção do monotrilho, feita pela ministra do Planejamento Miriam Belchior e a integração do ABC com o Metrô, irão ajudar a equacionar os graves problemas que a região enfrenta neste campo, afirmou o arquiteto e urbanista Nazareno Affonso, também coordenador do MDT (Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte).
O especialista esteve nesta quarta-feira (21) no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para ministrar o curso de Mobilidade Urbana do MDT, para cerca de 30 pessoas ligadas aos movimentos populares da região. Segundo Affonso, o ABC possui o corredor ABD como exemplo de sucesso e nos últimos anos tem avançado nas discussões sobre o transporte público. “É bom ver que o berço do automobilismo tem se voltado para a questão do transporte de massa”, comemora.
No entanto, para o urbanista, os municípios devem se voltar para solucionar a mobilidade dentro das próprias cidades, antes de buscarem a integração do transporte com regiões mais distantes. “Temos de pensar em criar sistemas eficientes, melhorar o que já existe, como fazer mais ciclovias e melhorar as calçadas para os pedestres”, diz.

Projetos de lei
Entre as propostas do MDT para melhorar a mobilidade urbana no País estão dois projetos de lei: o que define um marco regulatório - PL da Mobilidade, já aprovado pela Câmara e Senado e aguardando a sanção da presidenta Dilma – e o PL do Barateamento das Tarifas do transporte público. A intenção é reduzir entre 15% a 20% o valor das passagens, dando um tratamento diferente para encargos sociais e reduzindo o valor do diesel. Este último projeto está aguardando a aprovação de duas comissões na Câmara dos Deputados para seguir para votação em plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores