sábado, 3 de setembro de 2011

Governador visita estação Luz da Linha 4-Amarela

Estação Luz da Linha 4-Amarela será integrada com a Linha 1-Azul mais a CPTM
Por Diego Silva

Na manhã deste sábado, o governador Geraldo Alckmin realizou vistoria técnica nas estações Luz e República, da Linha 4-Amarela, que serão inauguradas no próximo dia 15. Alckmin estava acompanhado do presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, e do diretor de operações da ViaQuatro, Jorge Secall, além das demais autoridades e convidados para a visita. O blog Metrô em Foco foi convidado para essa visita, e durante a observação da estrutura e dos arredores, notou-se um projeto muito bem efetuado. Com um amplo espaço externo (que inclui até mesmo uma praça), a estação Luz possui dois acessos menores (na rua Casper Líbero, e na rua Brigadeiro Tobias), levando em conta que o fluxo maior de usuários será por dentro da própria estação Luz, que já abrange a Linha 1-Azul do Metrô, além das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM.

Estação Luz - Linha 4-Amarela
A estação conta com três mezaninos, sendo que o primeiro recebe os usuários, e conta com as bilheterias. O segundo piso está na distribuição das plataformas, e no terceiro piso, as plataformas e as linhas por onde passam os trens coreanos. Tanto Luz como República devem receber cerca de 400 mil usuários por dia, quando operacionais. Durante as observações (o blog teve acesso praticamente exclusivo à estação Luz, sendo o primeiro a descer até as plataformas, antes mesmo da imprensa), notou-se que a estação Luz é bastante ampla também por dentro, o que já era previsível graças ao volume de usuários que devem circular por ali.

Estação Luz - Linha 4-Amarela

Hoje, a unidade 403 está circulando somente no trecho Luz x República, com a finalidade de realizar os testes de velocidade, sinalização, portas de plataforma e funcionalidade completa do sistema. Em entrevista coletiva, o governador disse que a Linha 4-Amarela deverá receber mais 20 novos trens até 2014 (prazo esse onde a linha deverá estar operando completamente, entre Luz e Vila Sônia). Estima-se até que a Linha 4-Amarela tenha seu terminal no bairro do Pari, e perguntado sobre isso, o governador disse estar estudando a situação. Dia 15 desse mês, Luz e República serão inauguradas.

Estação Luz - Linha 4-Amarela

4 comentários:

Anônimo disse...

eis aqui uma grande soluçao para desafogamento da estaçao se´.

Diego Silva disse...

De fato, será uma grande alternativa.

safadinho32 disse...

NOS , ENQUANTO POPULAÇAO DE SAO PAULO
ESPERAMOS VER A LINHA AMARELA FUNCIONANDO INTEGRAÇMENTE , E NAO, FRACIONADO -COMO ESTAMOS ASSISTINDO TODOS OS DIAS.

Diego Silva disse...

A Linha 4-Amarela está operando de maneira total em sua primeira fase.

Postar um comentário

Seguidores