terça-feira, 23 de agosto de 2011

Linha 18 (Metrô do ABC) vira VLT e deve retirar ônibus

Fonte: Infoextra

A chegada do VLT (Veículo Leve sobre Trilho) ao ABC, prevista para 2014, impactará de forma positiva no trânsito. Em São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho afirma que o novo meio de transporte irá reorganizar os modais e, consequentemente, eliminará o trajeto dos ônibus na rua Jurubatuba e na Faria Lima, vias da região central que apresentam altos índices de congestionamento, pois os sistemas se “abastecerão”. 

“O nosso modelo de transporte está ultrapassado. Vamos fazer corredores de ônibus e o metrô poderá ser essa linha que fará a ligação dos lados da cidade sem precisar ter todas as linhas passando pela Faria Lima e pela Jurubatuba”, disse Luiz Marinho nesta sexta-feira (19/08) durante sessão solene do aniversário de 458 anos da cidade realizada na Câmara. 

Marinho não deu detalhes, mas revelou estudar um projeto também para equacionar o gargalo constatado no trânsito na saída da via Anchieta que dá acesso ä avenida Dr. Rudge Ramos, na região da Faculdade de Engenharia Mauá. 

VLT 
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que passará por São Caetano, Santo André e São Bernardo percorrerá, na primeira etapa, 12 estações no ABC na mesma velocidade do metrô, ou seja, 90 KM/h. 

O traçado de 28 quilômetros de extensão deverá ter início no primeiro semestre de 2012 e partirá da estação Tamanduateí, em São Paulo. Ao todo, serão construídas 12 estações até o Paço de São Bernardo: Carioca, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Rudge Ramos, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves e Paço. A segunda parte do projeto, a ser realizada no segundo momento, ligará o centro de São Bernardo ao Alvarenga. 

2012 
Durante a sessão, o prefeito ouviu discursos que, mesmo sendo de integrantes de partidos opositores, mais pareciam afagos. Entre os oradores, estavam Hiroyuki Minami (PSDB) e Miranda da Fé (PPS). “Faz parte do que a cidade respira. É a unidade ancorada nas obras e na qualidade do governo. Isso facilita a interação”, disse Luiz Marinho. “Porém não significa que eu não espero ter oposição (na eleição de 2012)”, completou. 

6 comentários:

Anônimo disse...

O ABC estava precisando disso. Parabéns pela conquista. Vamos fazer bom uso!

Diego Silva disse...

De fato, o Metrô é bem-vindo no ABC.

Anônimo disse...

Parabéns Luiz Marinho! Por que se dependesse do nobre deputado estadual Orlando Morando, nada teria ocorrido. Afinal, não foi ele que disse (em debate durante a campanha para prefeito) que metrô era assunto para governador e não para prefeito? Agora surgem infinitos "pais" da ideia e realização. Nem voto em São Bernardo, mas novamente, PARABÉNS LUIZ MARINHO!

Anônimo disse...

só uma estação em santo andré , só pode estar de brincadeira msm mas deve ser para não atrapalhar as linhas de trem da cptm ....

Anônimo disse...

REALMENTE O ABC MERECE O METRO (VLT). PARABENS ABC

Alterar traçado URGENTE disse...

Só me estranha o traçado pela Winston Chrurchill e Senador Vergueiro. Duas avenidas estreitas e repletas de residências e comércios encostadas à rua... NÃO FAZ SENTIDO!!! O correto seria continuar pela Lauro Gomes até a Pereira Barreto e, de lá, seguir para a Paço Municipal. PREFEITO E SECRETÁRIOS DE OBRA, FAVOR REVER ISSO URGENTE!!!!

Postar um comentário

Seguidores