terça-feira, 16 de agosto de 2011

Deputados da comissão de transporte conhecem planos da STM


Fonte: Metrô


O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM), Jurandir Fernandes, apresentou o plano de investimentos para o setor e esclareceu dúvidas dos deputados membros da Comissão de Transportes e Comunicações da Asssembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na tarde da quarta-feira (10/08), na sede da pasta, na região central da Capital. A expansão do Metrô, a modernização da CPTM, a implantação de corredores de ônibus pela EMTU/SP e as novas tecnologias foram os principais assuntos em pauta.
Fernandes destacou os projetos que deverão ser concluídos até 2014. No Metrô, a conclusão da Linha 4-Amarela, com nove estações do trecho entre Largo Treze e Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás bem como dos trechos de monotrilho entre Morumbi (CPTM) e aeroporto de Congonhas, da Linha 17-Ouro, e de Vila Prudente a São Mateus, da extensão da Linha 2-Verde.
A modernização da malha existente da CPTM é prioridade, mas está sendo feito grande esforço para implementar os projetos de extensão da Linha 9-Esmeralda até Varginha, o Expresso ABC e a Linha 13 (ligação com Guarulhos e o aeroporto de Cumbica) ainda nesta gestão. Já na EMTU, o secretário citou os projetos já em andamento, a exemplo dos corredores Guarulhos-Tucuruvi e Itapevi-São Paulo e obras de extensão do corredor Noroeste, na região de Campinas.
São quatro pontos mandatórios que norteiam todos os projetos, segundo o secretário. “A integração, pois é fundamental integrar os modais, continuar o máximo possível, expandir a rede e inovar, olhar o novo sem preconceito”.
A importância dos transportes de massa na vida da população dos conglomerados urbanos foi lembrada por Fernandes. “Somente o Metrô e a CPTM representam 20% do total de todas as viagens na Região Metropolitana de São Paulo. Se somarmos a EMTU, que inclui as regiões de Campinas e Baixada Santista, ultrapassamos 8,5 milhões de pessoas transportadas por dia”.
Além dos empreendimentos em curso, deverão ser contratadas, ainda nesta administração, as obras das futuras linhas 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim) e 18-Bronze (monotrilho ligando São Bernardo a Tamanduateí, servindo todo o ABC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores