sexta-feira, 10 de junho de 2011

Governador entrega dois primeiros trens modernizados

Unidade 301 totalmente modernizada foi entregue hoje


Fonte: Diego Silva
Imagem: Divulgação Metrô

O Governador Geraldo Alckmin, na manhã dessa sexta-feira, entregou os dois primeiros trens modernizados da Linha 3-Vermelha. Em evento conjunto à entrega de três trens novos para a CPTM, o governador participou do evento de retorno dos primeiros trens a serem reformados na história do Metrô. As composições, de fabricação Cobrasma (década de 1980), passaram por uma reestruturação total, ganhando ar-condicionado, câmeras de vigilância, detectores de incêndio, novos motores e freios, além de total modificação dos sistemas elétricos e mecânicos, tornando a composição mais econômica, e ampliando sua vida útil em mais 30 anos. Apenas a caixa original da composição foi mantida. Os demais equipamentos foram totalmente substituídos, dando um aspecto de trem novo para essa composição.
O Metrô de São Paulo iniciou o programa de reforma dos 98 trens das linhas 1-Azul e 3-Vermelha ainda no ano passado. A expectativa de finalização de todo esse programa de reformas é para o ano de 2013.

Em rápida entrevista ao blog Metrô em Foco, o presidente Sérgio Avelleda comentou sobre a entrega dos trens reformados para a Linha 3-Vermelha:

Presidente do Metrô atendeu duas perguntas do Blog Metrô em Foco

Blog Metrô em Foco: Presidente, qual a expectativa com a entrega desses trens?
Sérgio Avelleda: É o início da modernização das linhas existentes. Temos trabalhado na expansão, como na Linha 2 com o monotrilho, com o avanço da Linha 17, a Linha 5 também está avançando, e é importante modernizar as linhas existentes. Esses trens prestaram serviços fenomenais, rodando por diversas viagens e acumulando uma quilometragem equivalente à distância da Terra à Lua, e agora ganham mais 30 anos de sobrevivência. As caixas (de aço inox), são as mesmas, mostrando a excelente escolha que o Metrô fez lá atrás nessa aquisição, ganham motores mais econômicos e de maior facilidade de manutenção, novo sistema de freios que vai reduzir a necessidade da redução de velocidade em dias de chuva, ar-condicionado, câmeras de vigilância e detectores de fumaça. Com isso, o usuário ganha confiabilidade e conforto.

Blog Metrô em Foco: Acerca da Linha 6-Laranja, quais as previsões?
Sérgio Avelleda: O projeto básico dessa linha fica pronto ainda esse ano. O que deve ser feito ainda esse ano é licitar a obra, e iniciar os trâmites legais. As obras devem começar somente no ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores