segunda-feira, 27 de junho de 2011

Conheça o Frota K da Linha 3-Vermelha

Trem modernizado pela MTT - Nova identificação visual do Metrô e nova máscara facial

Texto e Imagens: Diego Silva

O Metrô de São Paulo já recebeu os primeiros trens modernizados de sua frota. De um total de 98 trens a serem modernizados (das linhas 1-Azul e 3-Vermelha), os primeiros quatro trens já foram entregues por seus respectivos consórcios. E os primeiros a circularem são os trens da Cobrasma, da Linha 3-Vermelha, que voltaram da modernização realizada pelo consórcio MTT (MPE, TTrans e Temoinsa). As composições, construídas na década de 1980, receberam tratamento completo, ganhando tudo o que há de mais moderno no sistema metroferroviário.

Caixas de aço inox receberam reforços, além de ar-condicionado

Os trens reformados, receberam reforços estruturais nas caixas de aço inox. Com esses reforços, foi possível aplicar os aparelhos de ar-condicionado, uma das principais inovações nessa reforma, que será adotado em todos os demais trens a serem modernizados. Ar-condicionado nos carros irá oferecer um maior conforto e ventilação aos usuários, uma vez que anteriormente, existiam basculantes (pequenas partes das janelas que poderiam ser abertas), e ventilação forçada. Além disso, os carros receberam vedação (janelas completamente fechadas), câmeras de vigilância, completa modificação do layout interno, nova máscara facial, portas elétricas (anteriormente, eram pneumáticas) e algumas outras peculiaridades.

Indicadores de estação e numeração de portas

Os mapas, anteriormente apenas um adesivo colado acima das portas, agora são teleindicadores, com pontos luminosos indicando qual a próxima estação. Ao lado dos mapas, está a numeração correspondente da porta. Em casos de emergência, os usuários entram em comunicação com o operador, e informam qual porta está acontecendo a ocorrência. Esse dispositivo de segurança traz maior eficácia no atendimento da ocorrência. Ao lado das portas, identificação dos carros, para melhor observação em casos de vandalismos ou ocorrências que venham a ser denunciadas ao SMS-Denúncia do Metrô.

Indicador de estações: caso não ouça o aviso, usuário se localiza através do indicador

Os novos trens da Frota H (da CAF) possuem indicadores nas pontas dos carros, informando a próxima estação (além do aviso sonoro). Os trens modernizados pelo consórcio MTT retornaram com indicadores nas pontas dos carros, e no meio dos mesmos, oferecendo assim, melhor visibilidade. Um dos maiores problemas do Metrô são os avisos sonoros emitidos. Por grande parte dos trechos serem em túneis, os sons acabam não sendo bem identificados, o que traz a necessidade de indicadores, ou mesmo de um aviso sonoro mais alto e claro. Os novos trens e as composições modernizadas não sofrem desse problema.

 Placa de modernização da frota Cobrasma (Unidades 301 a 325 terão essa plaquinha)

Até meados de 2013, todas as unidades das linhas 1-Azul e 3-vermelha serão modernizadas, recebendo toda a padronização dos novos trens entregues até o final do ano passado. Com isso, o Metrô economizará um alto valor, que seria investido na compra de novos trens, reformando os trens atuais, que já prestaram serviços há décadas (os trens da Linha 1-Azul já caminham para 40 anos, e os da Linha 3-Vermelha beiram seus 30 anos). O conforto e a rapidez do Metrô continuarão, levando você cada vez mais longe, e mais rápido.

Interior do trem K07 - ambiente mais leve e atraente

Os trens modernizados da Linha 3-Vermelha podem ser vistos em circulação em horários de vale, num primeiro momento, a fim de realizarem os testes finais. Durante alguns meses, esses trens realizaram testes no pátio de Itaquera, e foram entregues há algumas semanas atrás. Porém, por problemas técnicos, uma das unidades não conseguiu realizar o trajeto completo entre Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera, precisando ser recolhido no pátio do Belém. Mas feito as devidas correções, os trens já podem ser utilizados sem maiores problemas.

É você de transporte novo, chegando mais rápido e mais longe.
Metrô em Foco: O Metrô fica melhor com você!

2 comentários:

Gustavo Silva disse...

Sinto decepcionar, mas o acionamento das portas ainda é pneumático.

Diego Silva disse...

Obrigado pela correção, Gustavo!

Postar um comentário

Seguidores