segunda-feira, 2 de maio de 2011

Superlotação no Metrõ faz da Linha 4 sonho de consumo

Fonte: Portal G1 - SP


O horário de funcionamento da Linha Amarela do Metrô foi ampliado nesta segunda-feira (2), o que significa que mais pessoas poderão usar o sistema e deixar o carro em casa, diminuindo o trânsito e a poluição do ar. Mas outras linhas da rede estão superlotadas.
Nesta segunda-feira (2), na Linha Amarela, na Estação Butantã, estava tudo tranquilo. Já na Linha Vermelha, na Estação Tatuapé, havia filas intermináveis. A Linha Amarela é nova, moderna e confortável. “É o sonho de consumo de qualquer paulistano”, diz a passageira Rosangela de Carvalho.
A Linha Vermelha é a segunda mais antiga e a mais movimentada da cidade. Nos horários de pico, 60 mil passageiros circulam por hora nos trens.
Por enquanto, a Linha Amarela tem três estações: Butantã, Faria Lima e Paulista. A partir desta segunda-feira (2), ela começou a funcionar às 4h40. O tempo de viagem entre as estações Butantã e a Paulista é de sete minutos. Mesmo no horário de pico da manhã, o trem seguiu tranquilo, com os passageiros viajando sentados. Mas as estações da Linha Amarela fecham às 15h.
“O ideal seria o dia inteiro. A gente sai do trabalho às 18h ou 19h”, justifica a comerciante Maria Edith.
Na Linha Vermelha, o Metrô só fecha à meia-noite. Às 18h15, os trens ficam muito cheios. Há muita gente para pouco espaço.
A desafogada Linha Amarela passa a funcionar até a meia-noite no fim de junho, com a inauguração da Estação Pinheiros e a integração com a CPTM.
“Até o final do ano iremos ampliar com República e Luz, quando operaremos das 4h40 à 0h também nos finais de semana”, diz o presidente da ViaQuatro, Luís Valença.

Trem reformado da Linha 3-Vermelha em testes

A movimentada Linha Vermelha ganhará dez novos trens e os antigos serão reformados. A direção do Metrô diz também que está trabalhando para diminuir a superlotação.
“São R$ 700 milhões para trocar o sistema de sinalização, o que vai reduzir a distância entre um trem e outro. Com isso, os intervalos serão menores e, naturalmente, vamos diminuir a superlotação”, afirma Sérgio Avelleda, presidente do Metrô de São Paulo.
O presidente do Metrô diz que a superlotação também vai diminuir com a Linha 15, que deve ficar pronta em 2014 e vai ligar a Vila Prudente à Estação Penha.

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