segunda-feira, 16 de maio de 2011

Inaugurada a nova Estação Pinheiros

Fachada da nova estação Pinheiros: acesso ao Metrô e à CPTM

Texto: Diego Silva
Imagens: Diego Silva, Ricardo Guimarães

São Paulo ganhou mais uma estação de Metrô. Nessa manhã, a ViaQuatro entregou à população paulistana a estação Pinheiros, da Linha 4-Amarela. Essa estação será de fundamental importância, pois fará integração com a estação Pinheiros da CPTM (Linha 9-Esmeralda), integração essa que deverá ser concretizada até 1º de Junho.
Em cerimônia realizada na parte da manhã, o governador Geraldo Alckmin, juntamente do prefeito Gilberto Kassab, do secretário de transportes metropolitanos Jurandir Fernandes e do presidente do metrô Sérgio Avelleda, cortaram a fita e inauguraram a nova estação, que ficou marcada no país inteiro pelo acidente que abriu uma cratera, vitimando sete pessoas. Durante a entrega da nova estação, houve protestos por parte de familiares, e também por parte do Sindicato dos Metroviários, que defendem a construção de mais linhas estatais, e são contra as PPP's. 
Cheguei por volta das 11h na nova estação, que foi inaugurada por volta das 10h, e já não havia tanto movimento, a não ser de alguns canais de mídia que estavam presentes, fazendo as últimas reportagens e entrevistas. Ainda tive tempo de acompanhar todo o trabalho da equipe da Rede Globo, no jornal SPTV.

Estação valoriza iluminação natural

A nova estação Pinheiros não foge muito do padrão das demais estações da ViaQuatro. Com plataformas amplas, portas de plataformas e toda a estrutura já noticiada pelo blog anteriormente, o maior destaque dessa estação fica por conta de sua integração com a Linha 9-Esmeralda. Com isso, usuários da região de Santo Amaro, Grajaú, Capão Redondo e arredores poderão desembarcar em Pinheiros (CPTM), transferir gratuitamente para a Linha 4, e se deslocar até a Avenida Paulista, ou mesmo acessar a Linha 2-Verde, e seguir até o ABC, ou ainda transferir para a Linha 1-Azul. Com a chegada da Linha 4 em Pinheiros, a população da zona sul será muito beneficiada, e quem necessita de ônibus para se deslocar até as regiões centrais de São Paulo não irá mais sofrer horas no trânsito.

Plataforma da Estação Pinheiros: Semelhante as demais estações da Linha 4

Vale lembrar que a integração com a Linha 9-Esmeralda se dará apenas em Junho. Durante esse período, quem desembarcar da CPTM e quiser acessar à ViaQuatro, terá que pagar outra passagem. Também lembrando que o horário de funcionamento de Pinheiros será semelhante aos das demais estações, ou seja, das 04h40 às 15h. O Governador Geraldo Alckmin disse em entrevista às mídias que pretende realizar a entrega das estações Luz e República até outubro. Com essas entregas, a Linha 4-Amarela deverá passar a funcionar em horário integral, ou seja, das 04h40 à 00h, além de se integrar com a Linha 1-Azul (Luz), Linha 2-Verde (Consolação), Linha 3-Vermelha (República), Linha 7-Rubi; Linha 10-Turquesa; Linha 11-Coral (Luz) e Linha 9-Esmeralda (Pinheiros). Ainda há uma certa dúvida sobre a integração dessa linha com a futura Linha 6-Laranja do Metrô, na estação Higienópolis-Mackenzie.

Vista do mezanino: Pinheiros é uma das estações mais profundas de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores