terça-feira, 19 de abril de 2011

Quem são as vozes do Metrô?

Fonte: Site Metrô

A Companhia do Metrô, em parceria com o Senai, preparou um treinamento de locução para melhorar a qualidade da informação passada aos usuários.
O curso, com carga horária de 8h e voltado principalmente aos operadores de trem, tem o objetivo de desenvolver práticas efetivas de comunicação oral aplicáveis nos avisos sonoros, chamados de Pas (Public Audition) pelo Metrô, ampliando a qualidade dos avisos emitidos aos passageiros que, de acordo com pesquisa, avaliam o serviço como sendo de extrema importância, pois informam e orientam a melhor forma de utilização do sistema metroviário. A boa emissão de mensagens, além de facilitar o entendimento, transmite segurança e tranquilidade durante a viagem.
A meta do programa é treinar, até julho próximo, aproximadamente 1.100 funcionários. Eles recebem dicas de entonação e dicção e aprendem como dar a ênfase e a pausa corretas para uma boa leitura. Também são realizados exercícios vocais e, em seguida, gravações dos avisos que fazem parte do dia a dia, para que os empregados percebam a importância de se trabalhar a voz.
Diariamente, são emitidas em torno de 74.000 mensagens, sendo 62.000 pelos funcionários e 12.000 automaticamente. Com o recebimento de novos trens e a modernização da frota existente, todas as composições terão sistema gravado de emissão de mensagens, mas o operador poderá emitir um PA sempre que houver necessidade.
O projeto contempla também gravações de avisos sonoros de trens e estações em inglês e espanhol, previstas para acontecer ainda neste semestre.
As vozes dos avisos gravados são de locutores profissionais escolhidos após indicação do estúdio contratado. Numa viagem de Metrô você pode ouvir mensagens de locutores profissionais, como Doni Littieri, uma das vozes oficiais da Rede Globo em São Paulo e titular de programa matinal na Rádio Antena 1, ou ainda, Ana Martins, locutora do Programa do Gugu, da Record, e âncora de programação matinal na 89 FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores