terça-feira, 12 de abril de 2011

E-Fácil: Vá de carro até o metrô

Entrada do E-Fácil da estação Brás

Fonte: Revista Veja SP

A advogada Fabiola Barbosa de Mello economizou, no último quadrimestre, 1 200 reais. Esse dinheiro costumava ser gasto com transporte (gasolina e estacionamento) para ir de casa, no Ipiranga, ao trabalho, no centro da cidade. Não bastasse o ganho financeiro, Fabiola agora leva apenas quinze minutos no trajeto, 25 minutos a menos do que era comum até dezembro último. O salto de qualidade na rotina da advogada só foi possível graças à inauguração do primeiro estacionamento do Metrô, construído ao lado da Estação Santos-Imigrantes, na Vila Mariana. Com 117 vagas dispostas em uma área de 2 700 metros quadrados, a garagem é um sucesso. Diariamente, recebe em rodízio cerca de 300 carros. "O esquema aqui é perfeito", diz Fabiola. "Só acho que o espaço é pequeno. Chego às 10 horas e o estacionamento já está repleto de carros." 
"A ideia é estimular o paulistano a deixar o carro e usar o transporte público com conforto e segurança", explica Cristina Bastos, chefe do departamento de negócios do Metrô.

Além de prático, o estacionamento do Metrô é mais barato que a média do mercado. Deixar o carro ao lado da Estação Vila Madalena por doze horas, por exemplo, custa até 30 reais. Na garagem da Santos-Imigrantes, o mesmo período, mais duas passagens do metrô, sai por 8,45 reais em média. Para utilizar a facilidade, é necessário comprar um cartão eletrônico, que custa 2 reais, está interligado ao sistema de Bilhete Único e, portanto, também dá acesso ao ônibus e aos trens da CPTM. O preço deve variar nas outras estações. Na Corinthians-Itaquera serão cobrados 7,10 reais pelo período de doze horas, mais duas passagens. São as concessionárias que adquirem o direito de administrar o estacionamento por licitação que determinam o preço. 

Apesar do sucesso, os novos estacionamentos são alvo de algumas críticas. "O projeto poderia contemplar a construção de terminais de ônibus próximos às estações de metrô", diz Horácio Augusto Figueira, consultor em engenharia de tráfego e transportes. Segundo ele, enquanto um estacionamento com 150 vagas atende cerca de 900 paulistanos por dia, um terminal pequeno, com apenas cinco linhas, pode ser utilizado por 9 000 pessoas no mesmo período. "Mas, como boa parte dos usuários das garagens faz atualmente seu trajeto inteiro de carro, a iniciativa é eficiente", ressalta Figueira.

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