terça-feira, 5 de abril de 2011

Assentos preferenciais: brigas e polêmicas

Especial para os blogs CPTM em Foco e Metrô em Foco
No último domingo, tivemos uma reportagem na tv Record de São Paulo, sobre o desrespeito acerca da utilização dos assentos preferenciais nos transportes públicos. Pessoas que não atendem os requisitos listados nos adesivos indicativos dos assentos, insistem em utilizar os mesmo, em situações onde idosos ou gestantes estão presentes. Muitos se fingem estar dormindo, ou então fazem pouco caso da situação. Ontem, presenciamos uma briga entre dois usuários dentro do trem 2113, na Linha 10-Turquesa da CPTM, entre uma jovem e um senhor de idade. A moça estava ocupando um assento preferencial, e devido ao horário de pico, muitas pessoas praticam esse ato, por conta da baixa oferta de lugares. Pois bem, o senhor se posicionou próximo dos assentos, e iniciou uma pequena discussão com a usuária, que começou a revidar. Fato, leitores, é que os dois estavam errados. A começar, a jovem estava num local não permitido, sendo que haviam pessoas qualificadas para a utilização dos assentos. O senhor, embarcou no último carro, sendo que a primeira porta do primeiro carro é reservada para os usuários preferenciais. Após muita discussão, um usuário comum cedeu lugar para o idoso, e deu fim à discussão.

Assento preferencial no trem Frota G: cor diferenciada

Diariamente, cenas como essa se repetem pelos trens da CPTM e do Metrô, graças à falta de bom senso de muitos usuários. Existem também os ´advogados`, que viajam em pé, e ao notarem um usuário preferencial, fazem questão de tirar o lugar de um usuário comum para dar lugar ao usuário preferencial. Muitos casos de briga entre usuários, por conta desses atos, foram relatados ao blog, e após a visualização da reportagem, estamos aqui também deixando essa postagem para a conscientização dos usuários acerca desse problema.


Os assentos com indicação são de uso preferencial, demarcados em cores especiais, reservados por lei estadual. Usuários habilitados para esse uso:

- IDOSOS
- GESTANTES
- PESSOAS COM DEFICIENCIA
- PESSOAS COM CRIANÇAS DE COLO
- OBESOS (com IMC acima de 40)


Na ausência de pessoas com essas características, o uso é livre. Em caso de utilização, e na próxima estação entrar algum usuário que se enquadre nas características acima, o usuário que estiver utilizando o assento deverá levantar-se e ceder o lugar para o passageiro preferencial. Em casos de lotação dos assentos comuns e preferenciais, não se deve tirar as pessoas de um assento comum, a fim de oferecer o lugar para um usuário preferencial. Deixe que os próprios usuários ofereçam o lugar. Todos pagam passagem, automaticamente, todos tem o direito de viajar sentados. Lembrem-se sempre: Boas Atitudes fazem Boas Viagens!

Um comentário:

Unknown disse...

Eu sempre sentei, mas se tiver alguém que faça jus ao lugar, lógico que me levanto.

Postar um comentário

Seguidores