domingo, 27 de março de 2011

Estação Butantã será inaugurada amanhã

Fachada da nova estação Butantã é coberta por aço inox

Amanhã a ViaQuatro, concessionária que administra a Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, entrega a terceira estação da linha. Após quase um ano da entrega das duas primeiras estações (Paulista e Faria Lima), enfim Butantã será disponibilizada para a população. Durante a manhã de hoje, estive realizando vistoria nas instalações, juntamente com o presidente do Metrô, o senhor Sérgio Avelleda (o qual devo agradecer pelo convite). Chegamos na estação Consolação por volta das 10h, onde descemos até a estação Paulista da Linha 4. Durante o trajeto, encontramos alguns diretores e funcionários da ViaQuatro, que nos receberam e acompanharam até a plataforma de embarque. Bastante curioso foi ver a estação completamente vazia (a linha 4 não opera aos domingos), tendo apenas alguns funcionários em locais estratégicos. Paramos no mezanino, para aguardar um dos funcionários da ViaQuatro autorizar nossa entrada no sistema. 

Placa na estação Paulista, já indicando o novo destino

Adentramos ao sistema, e embarcamos em um dos trens coreanos adquiridos pela ViaQuatro, operados em sistema Driverless (sem condutor, totalmente automatizado), e seguimos rumo à estação Butantã. Durante a viagem, pudemos perceber o painel de controle do trem aberto. Como alguns (mas nem todos sabem), o painel de controle do trem permanece fechado, e não existe cabine de condução. Como hoje era um caso especial de testes, pudemos perceber que o painel é bastante compacto, e com as funções principais bem à mão.

Painel de controle do trem coreano

Ao desembarcar na estação Butantã, notou-se poucas diferenças em relação as outras duas estações da mesma linha. O que percebi foi um espaço mais amplo no mezanino. Muito de longe lembra a estação Alto do Ipiranga (Linha 2-Verde), por sua profundidade. Mas além disso, nada muito novo. Saímos das instalações para observar as fachadas da estação, e o que se viu foi um projeto muito inovador, com um prédio bastante imponente. Todo coberto em aço inox, o prédio principal deve ser a nova atração local, enquanto que o segundo acesso é mais discreto, lembrando também estações da linha 2-verde. No mais, tudo muito bonito e atraente, obra digna do governo do estado + metrô.

Fachada da nova estação Butantã

A nova estação da Linha 4-amarela será inaugurada amanhã as 09h30, e contará com a presença do governador Geraldo Alckmin, o presidente do Metrô Sérgio Avelleda e demais diretores do Metrô e ViaQuatro. Quem comparecer irá se surpreender com a estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores